Graça Freitas comentou a presença de cerca de 300 adeptos dos Super Dragões nas imediações do Estádio do Famalicão para apoiarem o FC Porto, no regresso da I Liga. Na habitual conferência de imprensa para dar conta da evolução da pandemia de COVID-19 em Portugal, a diretora geral da Saúde foi questionada sobre a presença dos adeptos do FC Porto em Famalicão.

"Todos sabem qual foi o parecer e as orientações da Direção-Geral da Saúde, são no sentido de evitar aglomerados e manter a segurança máxima em relação ao contágio. O não cumprimento tem a ver com duas dimensões: dos próprios que se expõe e os outros que estão presentes. A fiscalização do que está na legislação não compete à Direção-Geral da Saúde nem ao Ministério da Saúde", lembrou.

Algumas dezenas de adeptos do FC Porto e do Famalicão reuniram-se, na quarta-feira, nas imediações do Estádio Municipal 22 de junho, na cidade minhota, para saudar a chegada das duas equipas ao recinto, antes da partida 25.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Os apoiantes concentraram-se num dos acessos ao recinto, na parte exterior de um perímetro de segurança montado pela Polícia de Segurança Pública no local, e aplaudiram, de forma efusiva, a chegadas dos dois autocarros das equipas.

Apesar do distanciamento de segurança nem sempre ter sido cumprido, a maioria dos apoiantes que se concentraram no local estava a usar máscaras e com um comportamento ordeiro, que chegou a merecer elogios do responsável da PSP.

"Operação correu de forma favorável. O perímetro de segurança que foi montado resultou. Pudemos contar com a colaboração dos adeptos que não comparecerem em grande número e os que surgiram tiveram um comportamento favorável", disse, na quarta-feira, Rui Pereira, subintendente da PSP, do comando distrital de Braga.

Para esta operação, foram destacados quase 100 elementos desta força policial, que controlaram os adeptos, sobretudo do FC Porto, que pretendiam ficar nas imediações do estádio a apoiar a equipa.

Já os adeptos do Famalicão ficaram, na maioria, concentrados nas janelas e varandas dos prédios e em alguns cafés das ruas envolventes ao estádio. Não houve registo de incidentes entre apoiantes das duas formações.

Veja o resumo do jogo

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.