Na tarde desta quinta-feira, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte emitiu um comunicado no qual confirmava o adiamento do Sporting-Gil Vicente, por considerar que não estavam reunidas as condições necessárias. No entanto, a Liga de Clubes continua a acreditar na realização do encontro.

Segundo escreve esta sexta-feira o jornal desportivo 'A Bola', o organismo liderado por Pedro Proença continua a fazer esforços no sentido que a partida se realize. A Liga considera que o adiamento do jogo pode abrir precedentes, além de complicar o calendário do campeonato, que já é complicado.

Assim, a Liga tem-se apoiado no plano que apresentou à Direção-Geral de Saúde, no qual estipula que os jogadores infetados devem ser isolados, enquanto que os jogadores que testem duas vezes negativo podem ir a jogo. O organismo que tutela o campeonato nacional solicita ainda que os jogos sejam sempre disputados quando as equipas tiverem o número mínimo de jogadores necessários: sete jogadores de campo e um guarda-redes.

Além disso, a Liga considera ainda que o adiamento de um jogo deve partir do próprio organismo e não das autoridades de saúde. Por enquanto, o Sporting continua a trabalhar normalmente para a preparação do jogo e o Gil Vicente ainda não reagiu ao adiamento.

COVID-19: Rúben Amorim testa positivo
COVID-19: Rúben Amorim testa positivo
Ver artigo

A decisão foi tomada após terem sido detetados oficialmente oito casos de covid-19 no Sporting - sete jogadores e um elemento da estrutura - e, segundo a ARS Norte, 19 no Gil Vicente, mais quatro do que os até agora anunciados pelo clube de Barcelos - 11 em futebolistas e oito na restante estrutura, incluindo o treinador principal, Rui Almeida.

Na sequência desses contágios, o plantel do Gil Vicente já viu cancelado o jogo de pré-temporada com o Vitória de Guimarães, agendado para o passado sábado, entrou em quarentena entre domingo e terça-feira e ainda não pôde treinar esta quinta-feira, por falta de autorização das autoridades de saúde.

Também no Sporting verificaram-se casos de contágio, tendo os primeiros três obrigado ao cancelamento do jogo dos Cinco Violinos do passado domingo frente aos italianos do Nápoles.

André Narciso vai apitar o Sporting-Gil Vicente...se o jogo acontecer
André Narciso vai apitar o Sporting-Gil Vicente...se o jogo acontecer
Ver artigo

O jogo entre Sporting e Gil Vicente, agendado para as 18:30 de sábado, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, é o primeiro do principal campeonato português a ser adiado devido à pandemia de covid-19, depois dos embates da II Liga, entre Feirense e Desportivo de Chaves, na passada sexta-feira, e entre Académico de Viseu e Académica, no passado sábado, terem sido adiados pela mesma razão.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.