Está terminada a pré-época para os três 'grandes' do futebol português. A partida do Sporting frente ao Empoli fechou os jogos de pré-temporada para leões, águias e dragões. Um dia antes, o FC Porto deu o pontapé de saída nas partidas oficiais, ao conquistar o primeiro troféu da época, vencendo a Supertaça frente ao Aves, por 3-1.
Nos 'jogos a feijões' de pré-época foi o Sporting que fez mais partidas fez (9), mas também quem somou mais derrotas, três. O FC Porto foi quem obteve mais triunfos: Cinco. Benfica foi quem jogou com as equipas, em teoria, mais complicadas, frente ao Dortmund, Juventus e Lyon. Contudo, não se pode dizer que haja um campeão claro de pré-época. Confira o que fizeram os 'três grandes'.
Saiba tudo sobre o início da Primeira Liga
O que fez o Benfica
Começando pela pré-época do Benfica, os encarnados somaram quatro vitórias, duas derrotas e um empate, nos sete encontros realizados. As águias arrancaram os jogos de pré-temporada com o embate no Torneio do Sado frente aos sérvios do Napredak. Vitória por 3-0.
A equipa da Luz marcou ainda presença na Internacional Champions Cup, medindo forças com o Borussia Dortmund e com a Juventus, em dois particulares disputados no Estados Unidos. Frente aos germânicos, os encarnados acabaram por triunfar nas grandes penalidades por 4-3, depois do encontro ter ficado empatado a duas bolas, com golos de André Almeida e Alfa Semedo.
Já frente à Juventus, sorte distinta para o conjunto de orientado por Rui Vitória. Depois de ter empatado a uma bola no final do tempo regulamentar, acabou por sair derrotado nas grandes penalidade. Grimaldo marcou o golo dos encarnados na marcação de um livre ao minuto 65.
Os encarnados encerraram a pré-época com uma derrota frente ao Lyon, em partida a contar para a Eusébio Cup e disputada no Algarve. Derrota por 3-2.
A temporada, a sério, para as águias arrancou esta terça-feira, 7 de agosto , com vitória por 1-0 frente ao Fenerbahçe, a contar para a primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Resultados do Benfica na Pré-Época
10 de julho - Benfica 3-0 Napredak,
13 de julho - V. Setúbal 1-1 Benfica,
18 de julho - Swindow Town 0-5 Benfica,
21 de julho - Sevilha 0-1 Benfica,
26 de julho - Benfica 2-2 Borussia Dortmund, 2-2 (4-3, gp)
28 de julho de 2018 1-1 Benfica-Juventus, (2-4, gp)
1 de agosto - Benfica 2-3 Lyon.
O que fez o FC Porto
Já o campeão nacional FC Porto logrou cinco triunfos, um empate e duas derrotas na pré-época.
No dia 7 de julho, os portistas fizeram o seu primeiro teste frente ao Sp. Espinho, numa partida à porta fechada no Olival. Goleada por 4-0, com golos de André Pereira, Adrián López (2) e Hernâni. Seguiu-se uma nova vitória gorda frente ao Varzim (8-0) e triunfo frente à Académica (3-0). No encontro seguinte, o conjunto de Sérgio Conceição somou a primeira derrota da pré-época, acabando por se dar mal nos dois primeiros jogos por terras algarvias.
Derrota frente ao Portimonense por 2-1 foi o resultado, com o golo dos dragões a ser apontado por André Pereira.
Seguiu-se novo desaire frente ao Lille (1-2), também durante o torneio Algarve Football Cup 2018. Depois de se ver a perder, Hernâni ainda fez o empate para os azuis e brancos, mas o conjunto francês chegou ao triunfo, com um tento do sul-africano Mothiba. O FC Porto realizou posteriormente mais três partidas de pré-temporada. A equipa da Invicta fechou o estágio no Algarve frente ao Everton orientado pelo português Marco Silva. Triunfo por 1-0, com um golo de Marega.
Para finalizar, no encontro de apresentação aos sócios no estádio do Dragão, o FC Porto recebeu e empatou frente ao Newcastle (0-0).
Resultados de pré-época do FC Porto
7 de julho - FC Porto 4-0 Sp. Espinho,
11 de julho - FC Porto 8-0 Varzim,
14 julho - FC Porto 3-0 Académica,
17 de julho - Portimonense 2-1 FC Porto,
20 de julho - Lille 2-1 FC Porto,
22 de julho - FC Porto 1-0 Everton,
25 de julho - Farense 0-2 FC Porto,
28 de julho - FC Porto 0-0 Newcastle,
O que fez o Sporting
Já o Sporting de José Peseiro foi o último dos três grandes a fechar os seus compromissos de pré-temporada. No estágio que realizou na Suíça e no primeiro jogo de pré-temporada, os leões 'esmagaram' o Nancy por 6-0.
Jovane Cabral foi o homem do encontro ao marcar os dois golos. Piccini, Montero, Matheus Pereira e Ryan Gauld foram os autores dos restantes golos.
Seguiram-se mais três partidas no estágio, que resultaram numa derrota e mais duas vitórias, frente ao Neuchâtel (1-2), Nice (1-0) e Lausanne (4-1), respetivamente.
Já em terras portuguesas, na partida de apresentação aos sócios, o Sporting empatou frente ao Marselha (1-1) no regresso da equipa a Alvalade após os tristes acontecimentos em Alcochete. O golo dos leões a ser apontado por André Pinto.
No última partida de pré-época, também em Alvalade, mas a contar para o troféu Cinco Violinos, os verdes e brancos empataram a uma bola frente aos italianos do Empoli, mas acabaram por ser derrotados nas grandes penalidades (4-5).
Resultados de pré-época do Sporting
11 de julho - Sporting 6-0 Nancy,
12 de julho - Sporting 1-2 Neuchâtel,
14 de julho - Sporting 1-0 Nice,
16 de julho - Sporting 4-1 Lausanne,
25 de julho - Sporting 1-2 Mafra,
28 de julho - Sporting 1-1 Marselha,
31 julho - Sporting 1-0 Académica,
2 agosto - Sporting 1-2 Estoril,
5 de agosto - Sporting 1-1 Empoli (3-4 - após grandes penalidades)
Comentários