Está terminada a pré-época para os três 'grandes' do futebol português. A partida do Sporting frente ao Empoli fechou os jogos de pré-temporada para leões, águias e dragões. Um dia antes, o FC Porto deu o pontapé de saída nas partidas oficiais, ao conquistar o primeiro troféu da época, vencendo a Supertaça frente ao Aves, por 3-1.

Nos 'jogos a feijões' de pré-época foi o Sporting que fez mais partidas fez  (9), mas também quem somou mais derrotas, três. O FC Porto foi quem obteve mais triunfos: Cinco. Benfica foi quem jogou com as equipas, em teoria, mais complicadas, frente ao Dortmund, Juventus e Lyon. Contudo, não se pode dizer que haja um campeão claro de pré-época. Confira o que fizeram os 'três grandes'.

Saiba tudo sobre o início da Primeira Liga

O que fez o Benfica

Começando pela pré-época do Benfica, os encarnados somaram quatro vitórias, duas derrotas e um empate, nos sete encontros realizados. As águias arrancaram os jogos de pré-temporada com o embate no Torneio do Sado frente aos sérvios do Napredak. Vitória por 3-0.

A equipa da Luz marcou ainda presença na Internacional Champions Cup, medindo forças com o Borussia Dortmund e com a Juventus, em dois particulares disputados no Estados Unidos. Frente aos germânicos, os encarnados acabaram por triunfar nas grandes penalidades por 4-3, depois do encontro ter ficado empatado a duas bolas, com golos de André Almeida e Alfa Semedo.

Já frente à Juventus, sorte distinta para o conjunto de orientado por Rui Vitória. Depois de ter empatado a uma bola no final do tempo regulamentar, acabou por sair derrotado nas grandes penalidade.  Grimaldo marcou o golo dos encarnados na marcação de um livre ao minuto 65.

Os encarnados encerraram a pré-época com uma derrota frente ao Lyon, em partida a contar para a Eusébio Cup e disputada no Algarve. Derrota por 3-2.

A temporada, a sério, para as águias arrancou esta terça-feira, 7 de agosto , com vitória por 1-0 frente ao Fenerbahçe, a contar para a primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Resultados do Benfica na Pré-Época

10 de julho - Benfica 3-0 Napredak,

13 de julho - V. Setúbal 1-1 Benfica,

18 de julho - Swindow Town 0-5 Benfica,

21 de julho - Sevilha 0-1 Benfica,

26 de julho - Benfica 2-2 Borussia Dortmund, 2-2 (4-3, gp)

28 de julho de 2018 1-1 Benfica-Juventus, (2-4, gp)

1 de agosto - Benfica 2-3 Lyon.

O que fez o FC Porto

Já o campeão nacional FC Porto logrou cinco triunfos, um empate e duas derrotas na pré-época.

No dia 7 de julho, os portistas fizeram o seu primeiro teste frente ao Sp. Espinho, numa partida à porta fechada no Olival. Goleada por 4-0, com golos de André Pereira, Adrián López (2) e Hernâni. Seguiu-se uma nova vitória gorda frente ao Varzim (8-0) e triunfo frente à Académica (3-0). No encontro seguinte, o conjunto de Sérgio Conceição somou a primeira derrota da pré-época, acabando por se dar mal nos dois primeiros jogos por terras algarvias.

Derrota frente ao Portimonense por 2-1 foi o resultado, com o golo dos dragões a ser apontado por André Pereira.

Seguiu-se novo desaire frente ao Lille (1-2), também durante o torneio Algarve Football Cup 2018. Depois de se ver a perder, Hernâni ainda fez o empate para os azuis e brancos, mas o conjunto francês chegou ao triunfo, com um tento do sul-africano Mothiba. O FC Porto realizou posteriormente mais três partidas de pré-temporada. A equipa da Invicta fechou o estágio no Algarve frente ao Everton orientado pelo português Marco Silva. Triunfo por 1-0, com um golo de Marega.

Para finalizar, no encontro de apresentação aos sócios no estádio do Dragão, o FC Porto recebeu e empatou frente ao Newcastle (0-0).

FC Porto 0-0 Newcastle: Em dia de homenagem à Bobby Robson, só o ferro impediu a vitória do Dragão
FC Porto 0-0 Newcastle: Em dia de homenagem à Bobby Robson, só o ferro impediu a vitória do Dragão
Ver artigo

Resultados de pré-época do FC Porto

7 de julho - FC Porto 4-0 Sp. Espinho,

11 de julho - FC Porto 8-0 Varzim,

14 julho - FC Porto 3-0 Académica,

17 de julho - Portimonense 2-1 FC Porto,

20 de julho - Lille 2-1 FC Porto,

22 de julho - FC Porto 1-0 Everton,

25 de julho - Farense 0-2 FC Porto,

28 de julho - FC Porto 0-0 Newcastle,

O que fez o Sporting

Já o Sporting de José Peseiro foi o último dos três grandes a fechar os seus compromissos de pré-temporada. No estágio que realizou na Suíça e no primeiro jogo de pré-temporada, os leões 'esmagaram' o Nancy por 6-0.

Jovane Cabral foi o homem do encontro ao marcar os dois golos. Piccini, Montero, Matheus Pereira e Ryan Gauld foram os autores dos restantes golos.

Seguiram-se mais três partidas no estágio, que resultaram numa derrota e mais duas vitórias, frente ao Neuchâtel (1-2), Nice (1-0) e Lausanne (4-1), respetivamente.

Já em terras portuguesas, na partida de apresentação aos sócios, o Sporting empatou frente ao Marselha (1-1) no regresso da equipa a Alvalade após os tristes acontecimentos em Alcochete. O golo dos leões a ser apontado por André Pinto.

Alvalade em festa no regresso da equipa depois de Alcochete. Leões empatam no teste frente ao Marselha
Alvalade em festa no regresso da equipa depois de Alcochete. Leões empatam no teste frente ao Marselha
Ver artigo

No última partida de pré-época, também em Alvalade, mas a contar para o troféu Cinco Violinos, os verdes e brancos empataram a uma bola frente aos italianos do Empoli, mas acabaram por ser derrotados nas grandes penalidades (4-5).

Resultados de pré-época do Sporting

11 de julho - Sporting 6-0 Nancy,

12 de julho - Sporting 1-2 Neuchâtel,

14 de julho - Sporting 1-0 Nice,

16 de julho - Sporting 4-1 Lausanne,

25 de julho - Sporting 1-2 Mafra,

28 de julho - Sporting 1-1 Marselha,

31 julho - Sporting 1-0 Académica,

2 agosto - Sporting 1-2 Estoril,

5 de agosto - Sporting 1-1 Empoli (3-4 - após grandes penalidades)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.