O SC Braga e o Sporting dão o pontapé de saída na final four da Taça da Liga, nesta terça-feira. Os dois emblemas disputam um lugar na final, que se disputa no sábado, e que vai decidir quem será o campeão de inverno português.

As duas equipas voltam a medir forças pela segunda vez esta época, numa altura em que atravessam momentos distintos. Os minhotos somaram a primeira vitória depois de uma série de três jogos sem vencer, ao contrário do Sporting que já não conhece o sabor da derrota há oito partidas.

Mas, o empate na primeira volta do campeonato demonstra bem aquele que será um confronto renhido entre os dois Sporting's.

Momento de forma:

Jogos recentes SC Braga

Em Leiria, SC Braga e Sporting disputam o acesso à final que vai decidir o novo campeão de inverno numa altura em que os bracarenses atravessam um momento complicado da época.

Após o empate frente ao rival eterno, o Vitória SC, os minhotos voltaram a perder frente ao Benfica, o que ditou a eliminação da Taça de Portugal, e frente ao FC Porto, para o campeonato.

O regresso às vitórias aconteceu na última jornada, a primeira da segunda volta, após uma reviravolta no marcador frente ao Famalicão. Será este o ponto de viragem no momento do SC Braga?

No que à Taça da Liga diz respeito o SC Braga chegou às meias finais com um empate, frente ao Casa Pia, por 1-1, e uma vitória, contra o Nacional por 1-3, no Grupo A da competição.

Pela frente os minhotos vão ter o líder isolado do campeonato que não conhece o sabor da derrota desde a 13.ª jornada da Primeira Liga, no início de dezembro, frente a um clube que também é do Minho, o Vitória SC.

Jogos recentes Sporting CP

Desde o desaire em Guimarães, os leões somam oito vitórias, inclusive contra o FC Porto para o campeonato, sendo que, há quatro jogos o Sporting só sabe golear: 2-5 ao Vizela, 0-3 ao Chaves, 4-0 ao Tondela e 5-1 ao Estoril.

Por sua vez, o Sporting carimbou o acesso à meia final da Taça da Liga, em Leiria, com duas vitórias no Grupo C, frente ao Farense, por 4-2, e ao Tondela por 1-2.

Uma das certezas para o encontro é que Franco Israel e Trincão estarão no onze inicial da partida, como assumiu Rúben Amorim na conferência de antevisão ao encontro. Também Matheus Reis e St. Juste vão ser opções para o jogo frente ao Sporting de Braga, embora o central ainda esteja limitado devido à longa pausa. Em sentido inverso está Pedro Gonçalves que ainda está em dúvida para o encontro.

Histórico:

No primeiro duelo entre SC Braga e Sporting, nesta temporada, as duas equipas anularam-se com um empate a um golo. Contudo, o histórico é mais vantajoso para os lados de Alvalade, em 159 encontros, os leões somam 98 vitórias e 25 empates, contra os 36 jogos ganhos pelos minhotos.

Ao que a Taça da Liga diz respeito este será o sexto encontro entre os dois emblemas, o Sporting volta a ter vantagem no confronto direto com três vitórias, um empate e uma derrota. Na temporada passada, as duas equipas encontrara-se nos quartos de final da competição, numa eliminatória que sorriu à equipa de Rúben Amorim, com um agregado de 6-0 (0-1 na primeira mão, na Pedreira, e 5-0 na segunda, em Alvalade).

Contudo, em campo neutro e para a Allianz Cup o 'mal está dividido pelas aldeias', já que nos três jogos, há uma vitória sportinguista, uma bracarense e um empate.

Os verdes e brancos também levam a melhor no que aos golos diz respeito com 368 tentos, mais do dobro dos golos dos bracarenses, com 170.

O que dizem os treinadores:

Artur Jorge, treinador do SC Braga: "Temos de fazer muito e muito de tudo. Vamos ter pela frente um Sporting que tem demonstrado toda a sua qualidade, está muito motivado e é candidato a ganhar todos os troféus em Portugal. Nós, temos que fazer o nosso papel para contrariar isso e sermos mais fortes que este Sporting"

Rúben Amorim, treinador do Sporting:"Falámos sobre isso a época passada e no início desta. Estivemos um ano sem vencer, neste caso são dois, mas refiro-me a épocas desportivas. Tornou-se obrigatório vencer títulos esta época"

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou o árbitro Nuno Almeida para dirigir a partida, contando com André Campos e Pedro Felisberto como assistentes. Hélder Malheiro será o quarto árbitro e Tiago Martins vai estar no videoárbitro, com assistência de Hugo Ribeiro.

O Sporting de Braga e o Sporting jogam a primeira meia final da Taça da Liga, esta terça-feira, em Leiria, com início marcado para as 19h45 e pode ser acompanhado, AO MINUTO, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.