O rescaldo das compras e vendas no mercado de inverno

O mês de fevereiro de 2018 começou com o fecho do mercado de transferências com a Liga de Clubes a anunciar as últimas dez contratações do futebol português que deram entrada. Sporting e FC Porto foram os mais activos na janela de transferências enquanto o Benfica 'emagreceu' o seu plantel. Ainda no rescaldo do mercado de inverno internacional, as transferências de Aubameyang, Giroud, Batshuayi movimentaram milhões de euros e mostraram a tendência dos clubes europeus em contratar avançados em janeiro. Outro dado importante em relação às transferências de inverno de 2018 foi para a elevada quantia gasta pelos clubes da Premier League: 491,97 milhões de euros.

O Sporting começou o mês de fevereiro na liderança do campeonato nacional após um triunfo sobre o Vitória de Guimarães e o empate do FC Porto com o Moreirense, mas a polémica em Alvalade 'estalou' com a ameaça de demissão de Bruno de Carvalho caso não fossem aprovados os novos estatutos de sócio.

Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal
Sócios do Sporting Clube de Portugal esperam na fila de acreditações para a assembleia geral do clube, para discutir e deliberar sobre as alterações aos estatutos, a aprovação do regulamento disciplinar e a continuidade do mandato dos atuais órgãos sociais, no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, 17 de fevereiro de 2018. ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA créditos: © 2018 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Bruno de Carvalho ameaça demitir-se

Num discurso muito forte de Bruno de Carvalho na Assembleia-geral do Sporting, o líder leonino 'disparou' contra a oposição interna, e num tom inflamado pediu mais militância e responsabilidade aos adeptos. A 17 de fevereiro, os sócios do Sporting decidiram o futuro de Bruno de Carvalho como presidente do clube, numa Assemleia Geral em que foram a votos as alterações de estatutos e do regulamento disciplinar e a própria continuidade dos órgãos sociais. Depois de Bruno de Carvalho ter anunciado que se demitiria se as propostas que foram a votos na Assembleia Geral do Sporting não tivessem, no mínimo, 75% dos votos a favor, os sócios votaram e aceitaram as três medidas que estavam em causa.

No final do anúncio dos resultados, Bruno de Carvalho falou perante adeptos em euforia e enumerou os pontos que esperava ver dos apoiantes no que toca à militância. O tom do presidente do Sporting foi inflamado quando abordou a comunicação social, o que gerou muita polémica uma vez que os jornalistas presentes na Assembleia Geral acabaram por ser ameaçados pelos apoiantes de Bruno de Carvalho.

Antes da aprovação dos novos estatutos do Sporting, a equipa de Jorge Jesus sofreu a primeira derrota a nível interno quando a 4 de janeiro perdeu na deslocação ao Estoril-Praia por 2-0 e permitiu ao FC Porto assumir a liderança isolada do campeonato.

Sporting sagrou-se campeão europeu de corta-mato em dose dupla
Sporting sagrou-se campeão europeu de corta-mato em dose dupla. créditos: Lusa/AFP

Nesse mesmo dia, o Sporting fez a ‘dobradinha’ ao sagrar-se campeão europeu de corta-mato em masculino e feminino. Ainda no atletismo, João Vieira revalidou o título nacional dos 20 km marcha enquanto que Inês Henriques conquistou o seu quinto título nacional nos 20 km marcha.

Super Bowl foi para os Philadelphia Eagles

A 5 de fevereiro, os Philadelphia Eagles conquistaram pela primeira vez na sua história o Super Bowl, a final do campeonato norte-americano de futebol americano, ao baterem os detentores em título New England Patriots por 41-33, em Minneapolis, Minnesota.  Depois dos desaires em 1981 e 2005, na segunda vez face aos Patriots, os Eagles, que já lideravam ao intervalo por 22-12, tornaram-se a 20.ª equipa a vencer o jogo de encerramento de cada temporada da NFL desde 1967. O conjunto de Filadélfia negou o que seria o sexto título dos New England Patriots, que poderiam igualar o recorde dos Pittsburgh Steelers.

Veja algumas das melhores imagens do mês de Fevereiro

No campeonato nacional, Pedro Martins foi despedido do comando técnico do Vitória de Guimarães na sequência de uma pesada derrota por 5-0 com os 'rivais' do Sporting de Braga e protagonizou a décima 'chicotada' na I Liga de futebol.

Estoril Praia vs FC Porto
Tiquinho Soares festeja um golo contra o Estoril créditos: LUSA

Já a segunda parte do jogo entre Estoril-Praia e FC Porto foi encerrada a 21 de fevereiro com o triunfo dos 'dragões' por 3-1. Recorde-se que o jogo no Estádio António Coimbra da Mota tinha sido adiado em janeiro. Os 'dragões' iniciaram a segunda parte da visita ao Estoril a perder por 1-0, mas Alex Telles e Tiquinho Soares, por duas vezes, consumaram a cambalhota no marcador.

Clássico na Taça de Portugal

Ainda no futebol nacional, o FC Porto venceu o Sporting e partiu em vantagem para chegar à final da Taça de Portugal. Tiquinho Soares marcou o único golo no Estádio do Dragão que permitia ao FC Porto uma visita ao Estádio de Alvalade em vantagem na eliminatória.

Em Inglaterra, o Manchester City venceu o Arsenal para conquistar a Taça da Liga com golos de Sergio Aguero, Kompany e David Silva. Com este troféu o Manchester City igualou os cinco troféus de Aston Villa, Chelsea e Manchester United.

O amargo adeus do FC Porto da Liga dos Campeões

FC Porto vs Liverpool FC
Sadio Mané esteve em grande no jogo da Champions. EPA/MANUEL ARAUJO

Nas competições europeias, o FC Porto foi goleado na Liga dos Campeões pelo Liverpool com cinco golos sem resposta. Os cinco golos dos ingleses entram diretamente para a história, pois a equipa ‘portista’ nunca tinha perdido em casa, nas competições europeias, por mais de três golos

Fora das quatro linhas, Rúben Semedo foi acusado de tentativa de homicídio e acabou por ficar em prisão preventiva. O defesa central português ficou em prisão preventiva depois de ter sido ouvido no Tribunal Superior de Justiça da Comunidade Valenciana.

Futsal português atinge o topo

Futsal: Portugal campeão da Europa
Futsal: Portugal campeão da Europa

Mas o momento alto do mês ocorreu no dia 10 de fevereiro com a inédita conquista do Europeu de futsal por parte da seleção nacional. Portugal teve de ir a prolongamento para bater a Espanha por 3-2 e sagrar-se campeão europeu pela primeira vez na sua história.

Esta foi a segunda presença dos portugueses numa final, depois de, em 2010, no Europeu da Hungria, Portugal ter perdido, curiosamente, contra a Espanha por 4-2. Desta vez, a história foi outra e Portugal levou mesmo a Taça de Campeão Europeu para casa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.