Clássico logo a abrir

O ano de 2018 começou com um dérbi sempre 'escaldante' entre Benfica e Sporting, a 3 de janeiro, que terminou empatado a 1-1. Num jogo marcado pela presença de Bruno de Carvalho nas bancadas do Estádio da Luz reservadas aos adeptos do Sporting, Jonas estreou-se a marcar frente aos 'leões' na conversão de uma grande penalidade aos 90' minutos já depois de Gelson Martins ter inaugurado o marcador aos 19' minutos.

Jonas repôs igualdade na marcação de uma grande penalidade
créditos: AFP / LUSA

Com este resultado, o Sporting manteve os três pontos de vantagem sobre o Benfica e continou invicto no campeonato apesar de ter perdido terreno para o líder FC Porto.

Transferências de inverno

Num mês sempre marcado pelas transferências de inverno, Adrien Silva foi finalmente apresentado como reforço oficial do Leicester depois dos problemas burocráticos na sua transferência dque afastaram o internacional português dos relvados por vários meses.

Adrien Silva já começou a treinar com o Leicester City
créditos: AFP/LUSA/Leicester City

O clube de Alvalade apresentou os reforços de inverno Wendel e Misic enquanto que o Liverpool anunciou a transferência de Philippe Coutinho para o Barcelona. Outra transferência mediática a envolver clubes da Premier League foi a de Alexis Sanchéz. O internacional chileno saiu do Arsenal para rumar ao Manchester United de José Mourinho enquanto que o internacional arménio Mkhitaryan fez o caminho inverso e rumou ao emblema londrino. Com a saída de Alexis Sanchéz do Arsenal, os gunners abriram os 'cordões' à bolsa para contratar Aubameyang ao Borussia Dortmund no último dia do mercado de transferências. Van Persie regressou ao futebol holandês para representar o Feyenoord e Marco Silva foi despedido do Watford.

Veja as melhores fotografias do mês de janeiro na galeria abaixo

O acidente de Villas-Boas no Dakar

A participação de André Villas-Boas no Rali Dakar'2018 terminou abruptamente a 9 de janeiro devido a um acidente durante a quarta-etapa de todo-o-terreno. O piloto português foi levado para um hospital com uma lesão nas costas na sequência de um acidente numa duna. Após a terceira etapa, Villas-Boas, com Ruben Faria como copiloto, ocupava o 43.º lugar.

A 10 de janeiro, o internacional português Ricardinho foi eleito pelo Futsal Planet, que tem a chancela da FIFA, o melhor jogador de futsal do mundo pela quinta vez, um recorde, e quarta consecutiva. O jogador dos espanhóis do Inter Movistar, que superou os quatro troféus do brasileiro Falcão, já tinha conquistado o prémio nas últimas três edições, em 2014, 2015 e 2016, e também em 2010, quando conduziu o Benfica ao triunfo na UEFA Futsal Cup.

Um dia depois do prémio de melhor jogador de futsal do mundo ter sido atribuído a Ricardinho, Portugal voltou a ter um atleta português em destaque com Cristiano Ronaldo a ser eleito para o onze ideal da UEFA numa votação levada a cabo pelo organismo que tutela o futebol europeu. O onze foi escolhido de entre 50 jogadores pré-selecionados pela UEFA, sendo que Cristiano Ronaldo ficou na quarta posição, com 55,7% das escolhas dos utilizadores.

Estoril Praia vs FC Porto
Créditos: Mário Cruz/Lusa créditos: LUSA

A 15 de janeiro, o Estoril-Praia recebia o FC Porto em jogo a contar para a 18ª jornada mas o encontro acabou por ser interrompido depois da primeira parte por causa de uma invasão de campo dos adeptos portistas devido a problemas numa das bancadas do Estádio António Coimbra da Mota. Ao intervalo, o FC Porto perdia com o Estoril-Praia por 1-0 sendo que a segunda parte seria disputada no mês seguinte depois de alguma polémica em torno do agendamento uma vez que de acordo com o Regulamento de Competições, quando um jogo não se conclui por razões fortuitas ou de força maior, deve completar-se nas 30 horas seguintes, com algumas exceções, nomeadamente se estiver em causa a segurança dos agentes desportivos ou espetadores.

Um dos eventos que marcou o início de 2018 ocorreu a 17 de janeiro com a invasão do centro de treinos do Vitória Sport Clube, em Guimarães, por cerca de três dezenas de adeptos do emblema vimaranense. Na altura, a equipa comandada por Pedro Martins não vencia há seis jogos e ocupava o nono lugar do campeonato quando um grupo de adeptos vitorianos invadiu o complexo desportivo do Vitória de Guimarães por volta das 11h00 pedir explicações aos jogadores. O grupo de adeptos acedeu ao relvado pela porta do parque de estacionamento, que estava aberta, tendo-se gerado alguma tensão entre adeptos e jogadores, mas uma fonte oficial do clube de Guimarães garantiu na altura que as alegadas agressões físicas se reduziram a ligeiros empurrões, após uma troca de insultos.

Sporting vs FC Porto
Sérgio Conceição triste pela eliminação. HUGO DELGADO/LUSA créditos: © 2018 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Sporting, o campeão de inverno em Braga

No final do mês de janeiro, o Sporting garantiu o apuramento para a final da Taça da Liga ao eliminar o FC Porto na decisão de grandes penalidades. Em Braga, a equipa de Jorge Jesus qualificou-se para a final da Taça da Liga ao derrotar o FC Porto nas grandes penalidades por 4-3, após 90 minutos sem golos. Os 'dragões' ainda marcaram no primeiro tempo, mas o VAR anulou o lance a Soares e, no segundo tempo, não houve golos. A partida seguiu para a decisão das grandes penalidades onde o Sporting foi melhor.

As melhores imagens da festa do triunfo do Sporting na Taça da Liga
As melhores imagens da festa do triunfo do Sporting na Taça da Liga

Depois de afastar o FC Porto da final da Taça da Liga, o Sporting acabou por conquistar o troféu pela primeira vez na sua história ao vencer o Vitória de Setúbal nas grandes penalidades (5-4), depois de o jogo ter terminado empatado (1-1) no tempo regulamentar. Gonçalo Paciência marcou logo aos quatro minutos e Bas Dost empatou na conversão de uma grande penalidade já nos últimos dez minutos. O vencedor teve de ser encontrado no desempate por grandes penalidades onde os 'leões' voltaram a ser mais fortes, sucedendo assim ao Moreirense na galeria dos 'campeões de inverno'. Um dado curioso para a conquista leonina vai para o facto do Sporting ser o primeiro vencedor da Taça da Liga com apenas uma vitória no tempo regulamentar.

Ao nível das modalidades, Inês Henriques bateu o recorde nacional nos 35kms marcha e Portugal apresentou-se primeira vez com duas modalidades nos Jogos Olímpicos de Inverno. Nelson Pontes foi o primeiro português a sagrar-se campeão europeu de jiu-jitsu em faixa preta e no futsal o Benfica goleou o Sporting para conquistar a Taça da Liga. No ténis, Roger Federer fez história ao vencer o Open da Austrália e conquistar o seu 20º título do Grand Slam. Nos motores, Filipe Albuquerque e João Barbosa venceram as 24 horas de Daytona e no andebol Espanha sagrou-se campeã da Europa.

Um dos momentos mais caricatos do mês ocorreu no final do jogo entre Moreirense-FC Porto com o guarda-redes brasileiro Jhonatan a mostrar-se 'confuso' quanto ao resultado do encontro num vídeo que se tornou 'viral' nas redes sociais.

SAD do Benfica alvo de buscas por parte da PJ

No final do mês de janeiro, a Polícia Judiciária efectuou buscas na SAD do Benfica e na residência de Luís Filipe Vieira, presidente dos 'encarnados', no âmbito no âmbito da operação “Rota do Atlântico”. A Procuradoria-geral da República confirmou na altura a existência de buscas em vários locais de Lisboa, no âmbito de uma certidão extraída da Operação Rota do Atlântico, que alargou em 2016 a investigação ao juiz Rui Rangel. Segundo a informação veiculada na altura, o crime central que estava a ser investigado seria o tráfico de influências, a que se juntaram depois outros crimes económicos conexos. Este processo teve origem numa certidão extraída da designada Operação Rota do Atlântico, acrescenta a PGR, adiantando que em causa estão suspeitas de crimes de “recebimento indevido de vantagem, ou, eventualmente, de corrupção, de branqueamento de capitais, tráfico de influência e de fraude fiscal”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.