A Conquista do Hóquei Português
Já bem dentro do Verão, o sétimo mês de 2019 ficou marcado pela conquista do Mundial de Hóquei em patins pela seleção nacional da modalidade.
A seleção nacional começou a sua caminhada com uma vitória ‘gorda’ sobre a Colômbia por 8-2, seguindo-se um empate com a Argentina e nova goleada ao Chile por 9-4 na fase de grupos.
Na fase a eliminar, Portugal mandou para casa a Itália nos ‘quartos’, nos penaltis e derrotou a Espanha, nas ‘meias’ no prolongamento por 4-2 seguindo para a final frente à Argentina.
No último jogo, a seleção lusa foi obrigada às grandes penalidades, depois de empate a zeros no tempo regulamentar, acabando por vencer por 2-1 e levantando novamente o troféu de campeão do mundo, 16 anos depois da conquista de 2003 em Oliveira de Azeméis.
Os campeões foram recebidos em festa no aeroporto de Lisboa e receberam ainda uma condecoração das mãos do Presidente da República, no Palácio de Belém onde foram recebidos depois da conquista.
As Competições Continentais (e mundiais)
O mês de Julho ficou ainda marcado pelas várias competições continentais e mundiais realizadas pelo mundo.
O Mundial de Futebol Feminino, em França, bateu recordes de audiência e lançou bases para o futuro da modalidade.
Das oito finalistas nos oitavos, sete eram seleções europeias, mas quem acabou por vencer foi a seleção dos Estados Unidos da América, ao baterem a Holanda por 2-0 no Estádio de Lyon. Com seria de esperar a equipa a foi recebida em festa pela cidade de Nova Iorque.
Na América do Norte realizou-se a Gold Cup, a principal prova de seleções da América do Norte, Central e Caraíbas, que terminou com o México a vencer a prova pela oitava vez batendo os anfitriões Estados Unidos da América na final por 1-0.
Seguimos para sul e para a América Latina que disputou a Copa América. O Brasil, anfitrião da prova, teve melhor sorte que o anfitrião da Gold Cup e acabou por levantar o troféu no Maracanã ao bater o Perú na final por 3-1 .
A 'canarinha' pelo caminho ainda derrotou a Argentina nas meias-finais por 2-0, no Superclássico das Américas e tirou mais uma oportunidade a Messi vencer um título pela 'albiceleste' que se ficou pelo 3.º lugar da prova.
Cruzamos o Atlântico e chegamos a África que disputou a CAN no Egito, que terminou com a vitória da Argélia, depois de bater o Senegal por 1-0 com o golo da vitória a ser marcado logo ao segundo minuto de jogo e a garantir o segundo título dos argelinos na competição, depois da vitória de 1990.
Recorde as melhores fotografias do mês de julho na galeria abaixo
A chegada de João Félix ao Atlético de Madrid
Julho foi também o mês em que João Félix foi oficializado no seu novo clube: apesar do interesse de Guardiola e do Manchester City, Félix acabou por seguir para o Atlético de Madrid a troco de 120 milhões de euros, a maior transferência do futebol português e uma das maiores da história do futebol.
E logo no primeiro mês marcou o seu primeiro golo e fez as suas primeiras assistências ao serviço dos ‘colchoneros’, a 27 de julho, na humilhação que o Atlético de Madrid impôs ao Real Madrid por 7-3 na International Champions Cup nos Estados Unidos.
Bruno de Carvalho, expulso de sócio do Sporting
O mês de julho ficou também marcado pela expulsão de Bruno de Carvalho de sócio do Sporting Clube de Portugal.
Depois da suspensão de 12 meses, que o impediu de se candidatar à presidência do Sporting (nas eleições que elegeram Frederico Varandas como presidente do clube), o ex-presidente 'leonino' viu a sua expulsão decidida na Assembleia Geral do clube de 6 de julho, convocada com o único ponto de decidir a sua expulsão e de Alexandre Godinho, antigo vice-presidente da condição de sócios do clube.
Mais de 5.100 sócios rumaram ao Pavilhão João Rocha para exercer o seu direito de voto, numa reunião magna que ficou marcada por alguns momentos de tensão, com 69,3% dos votantes a votarem favoravelmente à expulsão do antigo presidente 'leonino'.
Também durante o mês de julho, Bruno de Carvalho regressou ao tribunal para ser ouvido no âmbito do processo do Ataque à Academia de Alcochete no qual foi constituído arguido.
Comentários