Aos 30 anos, o atual pentacampeão nacional, que diz ser o "melhor atleta" da sua geração, mostrou ao mundo que a sua desmedida ambição tem uma base sustentada na qualidade.
O outro representante luso nos 400 metros, Omar Elkhatib, atingiu as meias-finais da competição, tendo fixado novo recorde pessoal na eliminatória, de 46,99 segundos.
Portugal ficou arredado de conseguir uma terceira vaga em Paris2024, sendo que Teresa e Yolanda vão ser as únicas representantes lusas, uma vez que na prova masculina ninguém conseguiu apuramento.
Adjudicada por 1,2 milhões de euros, acabou por custar 2,2 milhões de euros, sendo 600 mil euros por trabalhos a mais e 400 mil euros devido a uma revisão de preços.
Beatriz Gago e Rodolfo Pires, que lutam precisamente pela vaga conquistada pelos seus compatriotas, desceram também, quatro posições, para 21.º, após serem 14.º e 21.º, totalizando assim 126 pontos.
A seleção portuguesa de râguebi recebe a Espanha no domingo, em encontro das meias-finais do REC24, com início previsto para as 15:00, no Estádio do Restelo.
O segundo dia da 19.ª edição dos Campeonatos do Mundo de atletismo em pista coberta conta ainda com a participação de Tiago Pereira na final do triplo salto, a partir das 19.40, e com a presença de João Coelho na final dos 400 metros, a partir das 21:10.
Se o golfista português falhou o ‘cut’ e ficou de fora das últimas duas voltas, o britânico Daniel Brown parte para o fim de semana na liderança isolada da prova.
O poste internacional luso, que foi de novo titular, conseguiu oito pontos, oito ressaltos, seis assistências e dois roubos de bola em apenas 17 minutos de utilização.
As judocas Bárbara Timo (-63 kg) e Taís Pina (-70 kg) foram hoje eliminadas ao segundo combate no Grand Slam de Taskhent, onde João Fernando (-81 kg) perdeu logo na estreia.
Os dois olímpicos protagonizaram o melhor resultado português do dia, com 572 de pontuação, a seis da última dupla qualificada para a disputa da medalha de bronze.
A marca de Salomé Afonso ficou ainda três décimas acima do seu recorde pessoal, de 4.07,25 minutos, estabelecido em 21 de janeiro, no Luxemburgo, que corresponde ao 18.º melhor tempo da época entre as atletas que se apresentaram na Escócia.
Beatriz Gago e Rodolfo Pires também tiveram um dia positivo, com um segundo lugar e um 23.º, que lhes permitiu ultrapassar quatro rivais até se fixarem e 17.º, com 92 pontos.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.