A seleção lusa vai defrontar a Finlândia na quinta-feira, derrotada nos ‘oitavos’ frente às sérvias, e um triunfo garante logo a manutenção na Divisão A, enquanto a derrota deixa a equipa em risco de descer.
Se superar a formação georgiana nos quartos de final do Grupo 1 da fase de qualificação, rotulada de ‘via dos campeões’, o Benfica defronta nas meias-finais o vencedor da eliminatória entre Levicki Patrioti (Eslováquia) e AEK Larnaca (Chipre).
Em Gliwice, Portugal vai disputar o Grupo B de pré-qualificação do torneio olímpico, enfrentado a Bósnia-Herzegovina (13 de agosto), Hungria (14 de agosto) e Polónia (16 de agosto).
O percurso da equipa portuguesa de 3x3 foi muito positivo, com vitórias perante a Espanha (14-10) e Áustria (20-15), o que lhe garantiu a conquista do primeiro lugar do seu grupo.
As portuguesas voltam a estar em ação na sexta-feira, esperando ainda por adversário, que será o vencedor do jogo dos quartos de final em que vão estar em confronto França e Espanha.
A seleção belga, que tinha como melhor resultado o terceiro lugar alcançado em 2017 e 2021, perdia ao intervalo por 32-25, mas conseguiu dar a volta ao resultado na segunda parte e impediu a Espanha de conquistar o quinto título europeu.
Aos 28 anos, a base portuguesa vai ter a sua segunda experiência internacional, depois de ter jogado na Marian University, nos Estados Unidos, entre 2014 e 2018.
Morant já tinha sido suspenso durante oito jogos em março, por motivos semelhantes, e o líder da NBA, Adam Silver, destacou em comunicado o "comportamento irresponsável" do basquetebolista, de 23 anos.
A seleção lusa, comandada por Américo Santos, foi composta em Bratislava por Emília Ferreira, Márcia Robalo, Joana Soeiro, Laura Ferreira e Maianca Umabano.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.