"Vamos desfrutar de todos os aspetos da semana de preparação e do jogo. Tenho a certeza de que os nossos jogadores vão atuar com orgulho e coragem", comentou Simon Mannix, selecionador da equipa lusa.
Este vai ser o primeiro de dois jogos da digressão da seleção portuguesa em África, que culmina em 20 de julho com um encontro frente à África do Sul, atual campeã mundial.
Hugo Auradou, de 20 anos, e Oscar Jegou, de 21, foram detidos na segunda-feira em Buenos Aires, dois dias depois de disputarem um amigável contra a Argentina.
Simon Mannix lembrou que “antes da África do Sul”, os lobos defrontam, no sábado, a Namíbia, “uma seleção que também esteve no último Mundial” e têm de mostrar que os seus desempenhos no França2023 “não foram um acaso”.
No encontro de atribuição do terceiro lugar, a equipa portuguesa arrecadou a medalha de bronze, após vencer a Alemanha por 14-12, com ensaios de Vasco Durão e João Afra Rosa, ambos transformados por Vareiro.
Portugal perdeu com a Irlanda por 24-14 no último encontro da fase de grupos, mas já estava apurado para os quartos de final, nos quais venceu a Geórgia por 21-14.
O Rugby Europe Sevens Championship 2024 é constituído por duas etapas, a primeira das quais disputada em Markarska, na Croácia, no início do mês, e a segunda em Hamburgo, até domingo, para definir o campeão europeu da variante.
Os ‘lobos’ são “o protagonista” da obra que é apresentada hoje, na Tribuna de Honra do Estádio Nacional, em Oeiras, mas que é “uma história contada pelos olhos” do autor.
Eliminados nos quartos de final, no sábado, os ‘lobos’ derrotaram os belgas por 19-14 nas meias-finais do apuramento do quinto ao oitavo lugares e, depois, os italianos por 45-7, seleção que tinha batido os portugueses na fase de grupos.
Os três internacionais portugueses, ausentes desde o Mundial França2023, integram a primeira convocatória do novo selecionador de Portugal, Simon Mannix.
Agronomia, que tinha erguido o troféu pela última vez em 2016/17, reforçou o estatuto de recordista de títulos da competição, agora com 11, mais dois do que o Direito e o Benfica, ambos com nove.
Portugal, que no sábado falhou o apuramento para os quartos de final do torneio na Alemanha, venceu o México por 35-14 nas meias-finais do apuramento do nono classificado e derrotou o Japão por 35-17 na decisão desse play-off.
A despedida internacional de Cane, ao fim de 12 anos ao serviço da seleção, era já esperada, uma vez que o capitão dos ‘All Blacks’ já não joga pela equipa nacional desde outubro do ano passado.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.