O Sporting recebe esta terça-feira o Famalicão, no Estádio de Alvalade, a partir das 21h15, em jogo do grupo B da Taça da Liga.

Os leões, detentores do título, fazem esta noite a estreia nesta edição da competição, enquanto os famalicenses vão já para o terceiro encontro na prova.

Antes disso, o Famalicão eliminou o Feirense (1-0) na primeira fase e o Estoril Praia (1-0) na segunda fase. Além disso, os famalicenses já disputaram um jogo neste grupo B, que terminou com uma vitória por 5-0 frente ao Penafiel.

Uma vitória no jogo desta terça-feira significa o apuramento imediato do Famalicão para a 'final four' da Taça da Liga. Já um empate deixa tudo em aberto para a derradeira jornada do grupo B, no qual apenas Sporting e Penafiel irão medir forças, com os famalicenses a ficarem à espera do desfecho desse desafio, beneficiando da confortável diferença de golos.

Guia de forma

O Sporting recebe o Famalicão poucos dias depois de vencer o Moreirense, por 1-0, no Estádio de Alvalade, em jogo a contar para a 9ª jornada da I Liga, graças a um golo de Coates.

Na mesma semana, os leões venceram o Besiktas, na Turquia, por 4-1, em jogo a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Já antes da paragem para os compromissos das seleções, no início de outubro, o Sporting venceu o Arouca por 2-1, para a 8ª jornada do campeonato.

Os leões chegam a esta partida com uma sequência de três vitórias consecutivas, em todas as competições. A última vez que a equipa de Rúben Amorim provou o sabor da derrota foi no final de setembro, frente ao Borussia Dortmund para a Champions.

Por seu lado, o Famalicão vem de duas vitórias consecutivas frente a Santa Clara (2-0) para a I Liga - a primeira vitória desta época no campeonato - e Académica de Coimbra (4-0) para a Taça de Portugal.

No entanto, antes disso, o Famalicão tinha somado também duas derrotas seguidas com Vitória de Guimarães (2-1) e Tondela (3-2) ambas para a I Liga.

No geral, na época 2021/2022, o Sporting leva 14 jogos com 10 vitórias (71%), dois empates (14%) e duas derrotas (14%). Já o Famalicão soma 13 jogos, nos quais conseguiu cinco vitórias (38%), três empates (23%) e cinco derrotas (38%).

Histórico de confrontos

O histórico de confrontos entre as duas equipas é claramente favorável ao Sporting. Em 26 jogos, os verdes e brancos venceram 19 (73%), contra cinco empates (19%) e duas derrotas (8%).

Curiosamente o primeiro triunfo do Famalicão contra o Sporting teve lugar na época 2019/2020, no ano de regresso à I Liga, depois de muitos anos de ausência. A última presença tinha tido lugar em 1993/94.

No dia 23 de setembro de 2019, o conjunto na altura treinado por João Pedro Sousa venceu em Alvalade por 1-2. Em partida da 6.ª jornada, Luciano Vietto ainda deu vantagem aos leões (25'). Na segunda parte, o Famalicão deu ao volta ao texto com tentos de Rúben Lameiras (55') e Sebastián Coates (88') (p.b).

A segunda vitória dos famalicenses aconteceu na mesma temporada. À 23ª jornada, os leões perderam em Vila Nova de Famalicão, por 3-1. Urasic inaugurou o marcador (5') e Diogo Gonçalves bisou (8' e 66'), enquanto Coates reduziu aos 45+1.

Os últimos três encontros entre as duas equipas terminaram empatados. Na 9ª e na 26ª jornadas da temporada 2020/2021, Sporting e Famalicão empataram por 2-2 no reduto dos famalicenses e por 1-1 no Estádio de Alvalade, respetivamente.

O mais recente embate entre os dois emblemas aconteceu já esta época, em agosto, na 4ª jornada da I Liga e, mais uma vez, terminou com um empate a uma bola. Nuno Mendes apontou um autogolo, mas João Palhinha conseguiu voltar ao empate.

Nos 26 jogos entre as duas equipas, o Sporting marcou 74 golos e sofreu 26.

De referir que esta é a primeira vez que Sporting e Famalicão se enfrentam para a Taça da Liga. Os 26 jogos disputados entre os dois emblemas, até agora, dizem respeito à I Liga (17) e Taça de Portugal (9).

Os treinadores

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Não é por sermos os campeões em título que nos dá mais responsabilidade. É importante ir à final four, é um momento importante, são as fases finais das competições e o Sporting tem de lá estar. E para isso tem de vencer uma equipa que ainda não venceu, uma equipa muito boa, que vem moralizada de uma vitória. Mas jogamos em nossa casa. Temos todas as condições para ganhar o jogo, porque aprendemos com o último jogo [com o Famalicão], eles também, de certeza. Estaremos preparados para dar uma resposta melhor".

Ivo Vieira, treinador do Famalicão: "Se é um jogo decisivo, temos de pôr o momento como ele é, mas não vamos fazer deste jogo algo de vida ou morte. É garantido que se ganharmos, estamos na 'final four' e o jogo pode também trazer-nos um resultado que pode dar esperança. Depende de nós e do que fizermos".

Arbitragem

A visita do Famalicão ao terreno do Sporting vai ser apitada por Manuel Mota. O árbitro da AF Braga vai ser assistido por Jorge Fernandes e André Dias.

David Silva foi nomeado para ser o 4º árbitro.

O Sporting-Famalicão, da 2.ª jornada da Taça da Liga, está marcado para as 21h15 desta terça-feira e pode ser acompanhado, ao minuto, no SAPO Desporto, com vídeos dos principais lances.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.