Futebol Nacional
O mês de dezembro arrancou com um jogo em que se continua a depositar muitas emoções, um clássico/dérbi entre o Benfica e o Sporting. A equipa de Alvalade foi até ao Estádio da Luz vencer 3-1 na 13.ª jornada da I Liga de Futebol. Sarabia, Paulinho e Matheus Nunes deram expressão a grande exibição dos campeões nacionais em casa do rival. Pizzi descontou para os encarnados já para lá da hora.
Revista do Ano: Os temas que marcaram 2021- as notícias, as reportagens, os vídeos mais vistos. Os insólitos, as frases e as imagens que fizeram furor em 2021
Na repetição do sorteio dos oitavos de final da Liga dos Campeões, o Sporting, segundo classificado do Grupo B atrás do Ajax e à frente do Borussia Dortmund, ficou a saber que vai enfrentar o Manchester City, onde jogam os portugueses Bernardo Silva, João Cancelo e Rúben Dias. Já o Benfica vai ter pela frente o Ajax, adversário dos leões na fase de grupos.
A formação comandada por Jorge Jesus, que ficou no segundo lugar do Grupo E, atrás do Bayern Munique e à frente do FC Barcelona, joga a 23 de fevereiro na Luz, enquanto os leões recebem os ingleses em Alvalade a 15 do mesmo mês.
No primeiro sorteio, em que se verificou um erro por parte da UEFA, o Benfica defrontaria os espanhóis do Real Madrid e o Sporting a Juventus.
Nesse mesmo dia realizou-se, sem erros, o sorteio para a o play-off de acesso aos oitavos de final Liga Europa. O FC Porto vai encontrar os italianos da Lazio. A formação comandada por Sérgio Conceição, que caiu da Liga dos Campeões, ao ser terceira do Grupo B, atrás de Liverpool e Atlético de Madrid, joga o primeiro jogo no Dragão, a 17 de fevereiro, e o segundo em Roma, a 24.
O SC Braga defronta os moldavos do Sheriff no play-off de acesso aos oitavos de final. O conjunto de Carlos Carvalhal, segundo do Grupo F, atrás do Estrela Vermelha, que se qualificou diretamente para os ‘oitavos’, joga o primeiro jogo fora, a 17 de fevereiro, e o segundo em casa, a 24.
O Boavista foi a última equipa a garantir o apuramento para as meias-finais da Taça da Liga, sendo a primeira vez que os axadrezados chegam a esta fase da prova, em que vai defrontar o Benfica numa partida agendada para 25 de janeiro. No dia seguinte, na outra meia-final, o Sporting, detentor do troféu, mede forças com o Santa Clara, equipa que conseguiu o apuramento à frente do FC Porto.
Os vencedores destes dois jogos jogarão entre si no dia 29 de janeiro para se determinar o campeão de inverno.
Um super FC Porto venceu o primeiro de dois 'rounds' frente ao Benfica, assegurando a presença nos quartos de final da Taça de Portugal. Perante mais de 45 mil adeptos, que tiveram direito a prenda de Natal antecipada, os 'dragões' fizeram três golos em meia-hora e nem a expulsão de Evanilson, em cima do intervalo, afetou o resultado.
Num clássico sem os treinadores principais no banco de suplentes, devido aos castigos de Sérgio Conceição e Jorge Jesus, o FC Porto afastou o Benfica pela sexta vez em 18 eliminatórias da Taça, assegurando uma vaga nos quartos de final, a disputar entre 11 e 13 de janeiro de 2022.
A poucos dias de terminar o mês de dezembro, o Benfica oficializou a saída de Jorge Jesus do comando técnico da equipa principal de futebol, a dois dias da (segunda) visita (seguida) ao FC Porto. O emblema da Luz adiantou ainda que Nélson Veríssimo será o novo treinador do clube até ao final da época.
O clube lisboeta deixou também uma mensagem de agradecimento ao treinador português, que não chegam assim a cumprir nem duas temporadas no seu regresso ao Benfica.
Futebol Internacional
Sergio Aguero anunciou o ponto final na carreira no relvado no Camp Nou devido a arritmia cardíaca, situação que ocorreu em outubro, num jogo ao serviço do Barcelona. O avançado diz adeus aos relvados aos 33 anos, depois de ter apontado 429 golos em 788 jogos.
"Praticamente toda uma carreira juntos, Kun... Vivemos momentos muito lindos e outros que não foram tanto, mas todos eles nos fizeram unirmo-nos cada vez mais e sermos mais amigos. E vamos continuar a vivê-los fora do campo", escreveu Messi na rede social Instagram.
Veja as melhores imagens do mês de dezembro
Outras modalidades
Emoção até ao fim e Max Verstappen sagrou-se campeão mundial de Fórmula 1. Numa das mais épicas temporadas da história da competição (e, certamente, a mais emocionante dos últimos tempos), o final foi, como não podia deixar de ser, épico.
O piloto holandês chegou à derradeira corrida da temporada 2021 em igualdade pontual com o rival Lewis Hamilton. Queria isto dizer que quem terminasse à frente neste Grande Prémio de Abu Dhabi que marcava o final da temporada seria campeão e Hamilton, que arrancou melhor e foi resistindo a um forcing final do rival, parecia caminhar para o seu oitavo título.
Mas, num autêntico golpe de teatro à beira do fim, a entrada do safety car juntou os dois pilotos à entrada para a última volta, na qual o holandês ultrapassou o britânico para garantir a vitória em Abu Dhabi e o seu primeiro título de campeão do mundo. Aos 24 anos, é o quarto mais novo campeão de sempre.
Poucos dias depois, Lewis Hamilton, heptacampeão mundial de Fórmula 1, foi ordenado cavaleiro pelo príncipe Carlos, como forma de reconhecimento pela carreira desportiva. ‘Sir’ Hamilton, que reparte com o alemão Michael Schumacher o recorde de sete títulos, é o quarto piloto de F1 a ser ordenado cavaleiro, depois de Jack Brabham, Stirling Moss e Jackie Stewart, e o primeiro a receber a distinção quando ainda está a competir.
A portuguesa Marta Paço sagrou-se campeã mundial de surf adaptado na classe VI1, para atletas com deficiência visual, no último dia do campeonato em Pismo Beach, no estado norte-americano da Califórnia. Aos 16 anos, sabe que é “uma inspiração” para muitos e uma embaixadora do surf adaptado. A Câmara de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, um voto de congratulação à atleta portuguesa.
A atleta do Surf Clube de Viana tinha conseguido uma medalha de bronze na estreia em Mundiais, em 2018, sagrou-se campeã europeia no ano seguinte e agora arrebatou o título de campeã mundial na sua classe.
Nuno Borges conquista na Turquia o primeiro título no circuito Challenger, aos 24 anos, ao impor-se em dois ‘sets’ ao britânico Ryan Peniston, na final do torneio de Antália, em terra batida. O tenista tornou-se no décimo tenista português a ganhar no ATP Challenger Tour.
Justiça
César Boaventura, empresário de futebol, foi detido por alegados crimes de fraude fiscal, burla qualificada, falsificação informática e branqueamento no âmbito da Operação Malapata. A Polícia Judiciária investiga os negócios de Vlachodimos, Lisandro López, Nuno Tavares e Gedson Fernandes, intermediados por César Boaventura.
A investigação assume desconhecer “até ao momento o grau de envolvimento” dos clubes desportivos e das sociedades, alvo de buscas na quarta-feira, “no esquema liderado” pelo empresário.
Comentários