Perante o 37.º classificado da hierarquia ATP, Bublik começou por perder o primeiro parcial, por 5-7, mas impôs-se nos dois seguintes, por 6-2 e 6-3, num encontro que durou duas horas e 20 minutos.
Numa prova pontuável para o apuramento olímpico, a dupla lusa conseguiu dobrar o pelotão, o que lhe permitiu arrecadar 20 pontos numa primeira fase, tendo pontuado na segunda metade da corrida em seis dos 10 sprints.
Uma semana depois de ter batido o recorde nacional da distância, em 52,64 segundos, Cátia Azevedo voltou a estar em destaque, ao vencer em 52,80, a sua segunda melhor marca pessoal de sempre.
No final da primeira jornada, a Irlanda lidera com cinco pontos, seguida de Inglaterra e Escócia, ambas com quatro, País de Gales (dois), Itália (um) e França (zero).
Ciclista português começou por garantir a qualificação com um nono lugar na segunda manga, seguindo-se um 19.º no scratch e um 21.º na corrida de ritmo.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.