Este prémio de ética desportiva foi atribuído a Carina Paim pela ajuda que prestou a outra atleta após a final de 400 metros T20 dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.
Após um ano sem corrida, devido à pandemia de covid-19, a São Silvestre de Lisboa regressou às ruas de Lisboa, com Samuel Barata a vencer com novo recorde da prova, de 28.43 minutos.
A elite feminina parte às 17:26 e a masculina às 17:30, numa prova de 10 quilómetros, com início e meta na Praça dos Restauradores, percorrendo a zona histórica de Lisboa.
Miguel Marques terminou a corrida na 34.ª posição, a 1.29 minutos do vencedor, com Samuel Barata a ser 37.º, a 1.47, Rui Teixera a finalizar em 43.º, a 1.58, e André Pereira a ser 62.º, a 2.58.
Em Dublin, a estudante de medicina, de 21 anos, foi terceira classificada, a quatro segundos da italiana Nadia Battocletti, que venceu em 20.32 minutos, e com o mesmo tempo da eslovena Klara Lukan, medalha de prata.
Pichardo recordou a fricção com Nélson Évora, quando assinou pelo Benfica e se naturalizou português, na sequência da saída do campeão em Pequim2008 para o Sporting.
Aos 28 anos, o campeão olímpico tem como melhor marca pessoal os 18,08 alcançados em 2015, mas quer passar a marca (18,29) na posse do britânico Jonathan Edwards desde 1995.
Tal como na edição anterior, as medidas de prevenção contra a covid-19 limitaram a competição aos atletas da China e do território, uma vez que as fronteiras de Macau continuam fechadas aos estrangeiros.
O norueguês Karsten Warholm, recordista mundial dos 400 metros barreiras, e a jamaicana Elaine Thompson-Herah, campeã olímpica dos 100, 200 e 4x100 metros, foram distinguidos pela World Athletics.
Portugal não vai apresentar equipa na corrida principal feminina do Campeonato da Europa de Corta-Mato, que se disputa em Dublin no próximo dia 12 de dezembro.
Em termos individuais, o benfiquista Samuel Barata arrebatou pela primeira vez o título nacional nos homens; na competição feminina, a atleta do Sporting de Braga Mariana Machado repetiu, 34 anos depois, o feito da sua mãe, Albertina Machado, e arrebatou o título.
Completam a 'lista curta' de candidatos o norte-americano Ryan Crouser, o norueguês Karsten Warholm, o sueco Armand Duplantis e o ugandês Joshua Cheptegei.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.