Liga das Nações, I Liga, Taças e afins

O mês começou em grande no futebol nacional com um clássico entre Benfica e FC Porto para 7º jornada do campeonato nacional. Os 'encarnados' acabariam por levar a melhor e assim isolar-se na liderança da tabela. Enquanto isso, o Sporting perdia por 4-2 com o Portimonense e caía para o 5º lugar.

Depois da estreia em setembro, a nova prova da FIFA foi um dos destaques do mês de outubro. Sem Ronaldo, Fernando Santos patrocinou os regressos de Éder e Danilo à seleção das quinas. A dia 11, Portugal entrou em campo e saiu com a segunda vitória consecutiva na Liga das Nações ao vencer a Polónia com a ajuda do trio Silva.

Liga das Nações: As melhores imagens do Polónia-Portugal
Jogadores portugueses celebram o golo marcado. Janek SKARZYNSKI / AFP créditos: Janek SKARZYNSKI / AFP

Depois da paragem para os compromissos das seleções, a I Liga regressou ainda antes da virada do mês. Na 8º jornada, os papéis inverteram-se e enquanto FC Porto e Sporting saíram vitoriosos, Benfica perdia com o Belenenses SAD e dava o pontapé de saída para um período negro do comando de Rui Vitória na Luz.

Resumo/Vídeo: A jornada em que o FC Porto subiu à liderança
Resumo/Vídeo: A jornada em que o FC Porto subiu à liderança
Ver artigo

Além do campeonato, os emblemas portugueses tiveram ainda de se preocupar com a 3º eliminatória da Taça de Portugal. Benfica venceu o Sertanense, FC Porto eliminou o Vila Real e Sporting derrotou o Loures. O destaque da eliminatória foi o Lusitano de Vildemoinhos que fez o Nacional da Madeira tombar.

Na Liga dos Campeões, o Benfica começava o mês com um sorriso na cara ao vencer o AEK em Atenas, por 3-2. O final do mês, no entanto, não foi tão feliz e os 'encarnados' perderam em Amesterdão com o Ajax, por 1-0. Já o FC Porto foi feliz o mês todo. Primeiro, os 'dragões' receberam e venceram o Galatasaray, depois visitaram e ganharam também ao Lokomotiv.

Na Liga Europa e à semelhança do Benfica, o Sporting venceu o primeiro jogo - com o Vorskla Poltava -, mas perdeu o segundo encontro com o Arsenal, em Alvalade.

Outro dos destaques do mês foi para o ex-velocista jamaicano Usain Bolt que se estreou como jogador profissional pelo Central Coast Mariners e logo ao segundo jogo marcou os seus primeiros golos no triunfo por 4-0 sobre o South West United, num jogo amigável de pré-temporada, na Austrália.

Veja alguns dos melhores momentos em imagens do mês de outubro

As chicotadas

Outubro ficou marcado por algumas danças de treinadores. Rui Vitória foi muito contestado, mas acabou por segurar o lugar no comando dos 'encarnados', só que nem todos tiveram a mesma sorte.

Miguel Cardoso foi o pioneiro ao chegar a acordo com os dirigentes do Nantes e rescindir contrato. Miguel Cardoso esteve ao serviço do Nantes durante oito jogos - uma vitória, três empates e quatro derrotas -, mas os maus resultados da equipa precipitaram a saída do técnico português.

Assobios, lenços brancos e malas à porta. Vida de treinador: A crónica de um adeus quase anunciado
Assobios, lenços brancos e malas à porta. Vida de treinador: A crónica de um adeus quase anunciado
Ver artigo

O treinador português Leonardo Jardim deixou o comando técnico do Mónaco após mais de quatro temporadas no cargo. No comando dos monegascos, Leonardo Jardim conquistou uma liga francesa, em 2016/17, época em que também conduziu o clube às meias-finais da Liga dos Campeões.

Destino semelhante teve Julen Lopetegui no Real Madrid. Os merengues rescindiram contrato com o treinador espanhol, um dia após a goleada por 5-1 sofrida no estádio do rival FC Barcelona.

Mas o azar de uns é a sorte de outros e com a saída de Leonardo Jardim, Thierry Henry assumiu o comando do Mónaco, clube onde foi formado. Já em Espanha, Solari substituiu Lopetegui.

Modalidades

Foi também no mês de outubro que LeBron James somou à terceira tentativa, o seu primeiro triunfo como jogador dos Los Angeles Lakers, que bateram os Sacramento Kings por 128-123, em encontro da pré-temporada da Liga norte-americana de basquetebol (NBA).

Cá dentro, o Belenenses, campeão nacional, conquistou a Supertaça portuguesa de râguebi, ao vencer a Académica, detentora da Taça de Portugal, por 30-20.

E um ano depois do combate do século, Connor McGregor voltou a ter um combate improvável... desta vez com russo Khabib Nurmagomedov. E, mais uma vez, o irlandês não foi feliz.

UFC: Nurmagomedov vs McGregor
UFC: Nurmagomedov vs McGregor

Outubro ficou ainda marcado pelos Jogos Olímpicos da Juventude em que a seleção feminina de futsal se sagrou campeã ao derrotar o Japão por 4-1.

Nos motores, o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) sagrou-se pentacampeão mundial de Fórmula 1 apesar de ter sido Max Verstappen a vencer o Grande Prémio do México. Os cinco títulos agora formalizados permitem igualar o argentino Juan Manuel Fangio e colocam-no a apenas dois do mais titulado de todos, o alemão Michael Schumacher.

No hóquei em patins, o FC Porto conquistou pela 22.ª vez a Supertaça António Livramento de hóquei em patins, ao derrotar o Sporting, campeão nacional, por 4-1, em jogo disputado na Mealhada. Já o Benfica conquistou a sua sexta Supertaça de hóquei em patins feminino consecutiva, ao vencer o CH Carvalhos por 14-2, em jogo disputado no Pavilhão Municipal David Correia de Andrade, em São Pedro do Sul.

Também em outubro, a Oliveirense conquistou a Supertaça de basquetebol, ao derrotar o Illiabum, após prolongamento, por 97-89, em jogo disputado na Arena de Ovar. A equipa de Oliveira de Azeméis juntou assim a Supertaça ao título nacional.

Fora de jogo

O mês de outubro foi muito marcado pelos assuntos que rondam o futebol, mas que não são discutidos dentro de campo. Foi neste mês que foi reaberta a investigação a Cristiano Ronaldo sobre a alegada violação a Kathryn Mayorga.

Sporting: Uma cronologia de acontecimentos que mais parece uma temporada de 'A Guerra dos Tronos'
Sporting: Uma cronologia de acontecimentos que mais parece uma temporada de 'A Guerra dos Tronos'
Ver artigo

Também para o Sporting, outubro foi um mês complicado. Aumentaram as vozes que acusavam Bruno de Carvalho de estar envolvido no ataque à Academia de Alcochete. A detenção de um antigo funcionário do clube veio adensar ainda mais a polémica.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.