Wiffen cumpriu a prova em Otopeni, Roménia, em 7.20,46 minutos, retirando quase três segundos à marca que Hackett havia conseguido em Melbourne há 15 anos, nomeadamente 7.23,42.
A italiana Simona Quadarella levou o ouro em 3.59,50, batendo a francesa Anastasiia Kirpichnikova, a seis centésimos de segundo, que ficou com a prata, enquanto o bronze foi para a belga Valentine Dumont, a 1,34 segundos.
O par hispano-argentino venceu pelos parciais de 6-0 e 7-6, impondo-se à dupla luso-espanhola em apenas dois sets, num encontro que teve a duração de uma hora e 37 minutos.
Ao liderar o Grupo E, com 12 pontos, mais cinco do que a Geórgia, segunda, a Portugal bastará vencer um destes dois jogos para garantir a presença na fase final do Mundial.
Cumpridas 32 das 46 provas dos nacionais juniores e seniores, no escalão absoluto o Sporting soma 19 pódios (11 de ouro, três de prata e cinco de bronze), seguido do Benfica com 20 (seis de ouro, 10 de prata e quatro de bronze).
A Espanha lidera o historial da competição, com oito títulos, os últimos sete consecutivos, incluindo seis triunfos contra Portugal, que soma três êxitos, em 1997, 1999 e 2001.
Ao lado de Alejandra Salazar Bengoechea, Sofia Araújo vai agora jogar a final contra o par hispano-argentino composto por Beatriz González e Delfina Brea.
O ouro foi conquistado pela holandesa Kira Toussaint, em 55,88 segundos, acompanhada no pódio pela britânica Medi Harris, com 56,81, e pela francesa Mary-Ambre Mouh, com 57,10.
O Benfica já tinha perdido por duas vezes com o conjunto de Oliveira de Azeméis na presente época, mas desta feita levou a melhor e segue em frente na Taça.
"A posição da nossa modalidade continua inalterada e é uma posição firme. Os atletas russos e bielorrussos estão proibidos de competir pela World Athletics desde março de 2022, em resposta à invasão russa da Ucrânia", acrescentou Sebastian Coe.
A atleta de 20 anos tinha chegado às meias-finais com 59,20 segundos, o 13.º melhor registo das eliminatórias, mas, nas ‘meias’, baixou mais de um segundo a essa marca, 58,14, ganhando o direito a nadar a prova das medalhas, com o oitavo tempo.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.