Benfica, FC Porto e Sporting foram os principais protagonistas do 'campeonato' das reviravoltas na I Liga portuguesa de futebol, ao participarem em 19 das 36 que aconteceram na edição 2018/19.

Os 'encarnados' conseguiram o melhor balanço entre reviravoltas conseguidas (seis) e consentidas (uma), superando por uma FC Porto (6/2) e Sporting (5/1).

Os três 'grandes' estiveram também em três das quatro reviravoltas de dois golos, mas os 'dragões' do lado 'errado', já que lideraram por 2-0 na receção ao Vitória de Guimarães, à terceira ronda, mas acabaram derrotados por 3-2.

Por seu lado, o Sporting virou um 0-2 em 5-2 na receção ao Nacional, à 13.ª jornada, e o Benfica um 0-2 em 4-2 também em casa, face ao Rio Ave, à 16.ª, na estreia de Bruno Lage.

A outra reviravolta de dois golos foi alcançada pelo Marítimo, à 25.ª ronda, ao bater em casa o Moreirense por 3-2, depois de estar a perder também por 2-0.

Quanto aos triunfos após desvantagens de um tento, o mais emblemático pertence ao Benfica, que, à 24.ª jornada, foi capaz de triunfar por 2-1 no Dragão depois de o espanhol Adrián López adiantar os portistas.

João Félix, ainda na primeira parte, e Rafa, na segunda, materializaram a 'cambalhota', no marcador e no campeonato, já que o Benfica chegou ao Dragão a um ponto do líder FC Porto e saiu de lá na frente, com dois de vantagem.

Destaque ainda para o triunfo em Braga por 4-1, à 31.ª jornada, num embate em que os 'arsenalistas' chegaram ao intervalo a vencer por 1-0. As outras do Benfica foram conseguidas diante de Tondela, Feirense e Portimonense.

Ainda com Rui Vitória, à nona jornada, o Benfica cedeu o único desaire depois de estar a ganhar. Na Luz, perante o Moreirense, Jonas marcou logo aos dois minutos, mas, aos 36 os forasteiros já ganhavam por 3-1.

Quanto ao Sporting, 'virou' Moreirense, Santa Clara, Desportivo das Aves e Boavista, além do Nacional, enquanto os portistas deram a volta a Portimonense, Santa Clara, Rio Ave, Feirense, Sporting de Braga e Sporting.

Além dos 'grandes', têm saldo positivo Belenenses (+2) e Vitória de Guimarães (+2), enquanto o de Moreirense, Marítimo e Nacional é 'nulo', tal como o de Vitória de Setúbal, única equipa que não esteve envolvida em reviravoltas.

Por seu lado, o Desportivo das Aves é o pior dos nove conjunto com registo negativo, ao somar quatro desaires em jogos que começou a ganhar. O Portimonense também consentiu quatro, mas virou duas desvantagens.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.