O conjunto orientado por Daúto Faquirá entrou em campo com uma base de oito elementos que já alinhavam em Olhão na época passada, a que se juntaram três reforços – o lateral direito Figueroa, o médio Cauê e o extremo Ivanildo.
As ausências mais notadas foram as do guarda-redes Pedro Trigueira e do médio Fábio Felício, que, apesar de terem ligação contratual com o Rio Ave, não fazem parte das opções do treinador Carlos Brito para a nova época e permanecem em Vila do Conde até ser encontrada colocação.
A chegada foi discreta, não só por não ser um país de imigração de portugueses, mas também pelo local escolhido numa unidade hoteleira no meio do bosque, com excelentes instalações desportivas utilizadas pela selecção holandesa e outros grandes clubes holandeses e europeus.
O jogador mais veterano do plantel, com 33 anos, deixou muitos elogios aos jogadores que fazem parte da equipa da Académica e lembrou que existe muita experiência, apesar da juventude.
Matt Jones (ex-Santa Clara), Tomé (ex-Tondela), Ávalos (ex-Camacha), Bruno (ex-Marítimo), Silvestre (ex-Fafe) e Nuno Silva (ex-Tirsense) foram as seis caras novas de um plantel que conta atualmente com 21 jogadores, mas que irá comportar mais quatro reforços, todos eles para o sector ofensivo.
Depois do estágio de uma semana em Celorico da Beira, os “azuis” folgaram no fim-de-semana, tendo regressado hoje ao trabalho, no primeiro apronto da época realizado em “casa”.
Deu mais nas vistas o director desportivo Carlos Freitas a vaguear com o telefone ao ouvido, refugiando-se várias vezes atrás dos arbustos, do que o que se passava no relvado, perante uma assistência constituída por jornalistas portugueses e alguns curiosos holandeses.
O nigeriano Yero jogou na Oliveirense na época passada por empréstimo do FC Porto, mas entretanto desvinculou-se dos “dragões” e assinou com os gilistas por três temporadas
Nos jogos primeiros jogos da pré-época, com uma selecção improvisada de jogadores de Friburgo (9-1) e o Servette (1-1), o menor número de mexidas aconteceu no sector mais recuado, com Miguel Vítor a ser o futebolista com mais minutos.
«O clube não parou no tempo após a nossa saída e evoluiu. Passámos aqui três anos e meio e essa experiência [para o futuro] torna sempre as coisas mais fáceis», disse o técnico português em declarações à publicação Chelsea Magazine, reproduzida no sítio na Internet do clube.
«Não tenho preferência. Quem decide é o ‘mister’. Não tenho problemas, tanto sozinho como com outro colega, sinto-me à vontade», frisou Nelson Oliveira, enquanto Baldé assumiu que «gostava de jogar sozinho (no ataque), mas o ‘mister’ é que sabe há que saber adaptar-se».
O brasileiro fez hoje um exame que confirmou a lesão muscular, ficando o técnico Ivo Vieira impedido de contar com o avançado no primeiro jogo oficial da temporada.
O Arsenal, da Liga inglesa de futebol, anunciou hoje a contratação do avançado costa marfinense Gervinho, de 24 anos, proveniente dos franceses do Lille.
O defesa central senegalês Abdoulaye Ba foi, esta segunda-feira, a novidade no treino da Académica, da Liga portuguesa de futebol, ao juntar-se aos trabalhos da equipa no estágio, que decorre no Luso.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.