O mês de julho chegou e foi e com ele muitos destaques no desporto surgiram. Desde a presença de Portugal na Taça das Confederações, o início da pré-época dos três ‘grandes’ ou a participação história da selecção feminina no Europeu da modalidade, muitos foram os motivos de destaque no mês de julho.

Portugal estreia-se nas Confederações e consegue o ‘bronze’

Portugal participou pela primeira vez na Taça das Confederações, fruto da conquista do Europeu 2016. A equipa lusa perdeu nas meias-finais frente ao Chile e, no mês de julho, disputou o jogo do 3º e 4º lugar frente ao México, onde venceu o conjunto mexicano por 2-1. A taça viria a ser levantada pela Alemanha, que derrotou o Chile na final por 1-0.

Finalmente ‘bateram bem’ e Portugal sai da Rússia com o ‘bronze’ das Confederações
Finalmente ‘bateram bem’ e Portugal sai da Rússia com o ‘bronze’ das Confederações
Ver artigo

Ainda no campo das seleções, a selecção sub-20 perdeu nos quartos de final do Mundial frente ao Uruguai, enquanto que a selecção sub-19 conseguiu chegar ao final do Europeu da categoria, onde perdeu frente à Inglaterra.

E existiu outra selecção que escreveu uma bela página de história no mês de julho. A selecção nacional feminina de futebol participou pela primeira vez no Europeu da categoria. A equipa lusa terminou a participação na prova na fase de grupos, tendo perdido contra a Espanha (2-0), vencido a Escócia (2-1, a primeira vitória na competição) e perdido contra a Inglaterra (2-1)

Adrien Silva marcou a grande penalidade que deu a vitória a Portugal frente ao México
créditos: LUSA/AFP

Três ‘grandes’ iniciam a preparação para a época 2017/2018

No futebol português, o mês de julho viu o arranque da pré-época dos três ‘grandes’, com Rui Vitória e Jorge Jesus a iniciarem mais uma época no Benfica e Sporting, respectivamente, e Sérgio Conceição a iniciar o seu trabalho no comando técnico do FC Porto.

O Benfica, que se tinha tornado tetracampeão na época passada, teve uma pré-época para esquecer. Em seis jogos realizados, sofreu quatro derrotas e conquistou duas vitórias. Venceu o Neuchatel Xamax por 2-0 e depois foi goleado pelo Young Boys por 5-1. Seguiu-se uma vitória frente ao Bétis de Sevilha por 2-1 e, depois, três derrotas consecutivas (1-0 frente ao Hull City, 5-2 frente ao Arsenal e 2-0 frente ao Leipzig).

" duration="" /]

O Sporting, por outro lado, fez mais dois jogos que o Benfica, conseguindo três vitórias, um empate e quatro derrotas. Os jogos da pré-época começaram com um empate frente ao Belenenses (1-1), seguida de uma vitória frente ao Fenerbahce (2-1). Depois, sofreu três derrotas consecutivas (3-0 frente ao Valência, 3-2 frente ao Basileia e 2-1 frente ao Marselha). No jogo de apresentação, venceu o Mónaco por 2-1 e conquistou o Troféu Cinco Violinos por 1-0. Pelo meio, ainda perdeu com o Vitória de Guimarães por 3-0.

Por fim, o FC Porto realizou nove jogos, conseguindo um registo 100% invicto na estreia de Sérgio Conceição. Os ‘dragões’ contabilizaram seis vitórias e três empates durante este período. Os ‘azuis e brancos’  começaram a pré-época com um empate frente à Académica por 2-2, seguido de uma vitória frente ao Rio Ave, por 4-0. De seguida, o FC Porto participou na Supercopa Tecate, onde conseguiu dois empates (0-0 frente ao Cruz Azul e 2-2 frente ao Chivas). Depois da participação da competição no México, os ‘dragões’ só conseguiram vitórias  no mês de julho, derrotando o Vitória de Guimarães por 2-0, o Portimonense por 5-1 e goleando o Deportivo da Corunha, no jogo de apresentação aos sócios por 4-0.

Nas competições internacionais, o PSG derrotou o Monaco e conquistou a Supertaça de França.

Mercado de transferências avança a todo o vapor e Froome vence a quarta Volta a França

Nelson Semedo confirmado no Barcelona
Nelson Semedo confirmado no Barcelona
Ver artigo

O mês de julho costuma ser um mês em que o mercado de transferências está ativo e com muitas movimentações e este ano não foi excepção. Em Portugal, o Sporting confirmou a contratação de Fábio CoentrãoMathieu e Salin. Já o Benfica, confirmou a saída de Nélson Semedo, que rumou ao Barcelona. No FC Porto, Rúben Neves e Boly saíram para reforçarem o Wolverhampton, treinado por Nuno Espírito Santo.

Lá fora, o Manchester City foi um dos clubes mais ativos no mercado, confirmando a contratação de três jogadores (Kyle Walker, Benjamin Mendy e Danilo). O Manchester United também esteve bem ativo, confirmando a contratação de Matic e de Lukaku. No caminho inverso, Rooney saiu dos 'red devils' e regressou ao Everton, 13 anos depois da sua saída.

A Juventus perdeu dois jogadores, com Dani Alves a rumar ao PSG e Bonucci a seguir para o AC Milan. No Real Madrid, Dani Ceballos entrou para o plantel ‘blanco’, enquanto que Morata seguiu o caminho contrário, reforçando o Chelsea. Do Chelsea, John Terry seguiu para o Aston Villa. Alexandre Lacazette também trocou o Lyon pelo Arsenal durante este período.

Num mês em que Cristiano Ronaldo e Fábio Coentrão foram ouvidos em tribunal, depois de serem acusados de defraudarem o Fisco Espanhol, e de Messi ver a sua pena por fraude ao fisco passar de pena de prisão para multa, houve muitos processos de investigação de transferências, quer a nível internacional como nacional.

Nas modalidades, Froome venceu a quarta Volta a França do seu currículo e Federer venceu Wimbledon pela oitava vez na sua carreira. Garbine Muguruza também conquistou o Grand Slam britânico neste mês. O Benfica sagrou-se campeão europeu de triatlo por equipas e Fernando Pimenta sagrou-se vice-campeão europeu em K1 5000. Também Joana Vasconcelos e Francisca Laia conquistaram a medalha de prata no K2 200. No voleibol, a França conquistou a Liga Mundial pela segunda vez.

Chris Froome venceu a quarta Volta a França da carreira
créditos: LUSA/AFP

Por fim, foram divulgados os prémios da Liga, com Pizzi a ser considerado o melhor jogador da temporada passada e Rui Vitória o melhor treinador. Ederson foi o melhor guarda-redes, Nélson Semedo a revelação da temporada e Bas Dost sagrou-se o melhor marcador.

Reveja todos os temas mais importantes de 2017 na Revista do Ano preparada pela equipa do SAPO Desporto

Revista do Ano 2017

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.