Depois de alguns ajustes nos planteis de Benfica, FC Porto e Sporting na reabertura do mercado de janeiro, o mês de fevereiro arrancou com um 'clássico' no Estádio do Dragão, a 4 de fevereiro, que acabou por ser decidido pelo 'reforço de inverno' Soares com a autoria de dois golos na vitória por 2-1 sobre os 'leões'.

A vitória do FC Porto colocou a equipa de Nuno Espírito Santo na liderança provisória da prova com mais dois pontos do que o Benfica, que recuperou o primeiro lugar um dia depois, com um triunfo sobre o Nacional da Madeira por 3-0 na Luz. No mesmo dia em que a equipa de Rui Vitória recuperou a liderança do campeonato, os Camarões conquistaram a Taça das Nações Africanas de futebol pela quinta vez ao vencerem o Egipto, por 2-1, em Libreville, enquanto que no basquetebol o FC Porto perdeu a final da Taça Hugo Santos para o Benfica por 77-60.

Os Camarões venceram a Taça das Nações Africanas ao vencer na final do Egipto
Os Camarões venceram a Taça das Nações Africanas ao vencer na final do Egipto. créditos: AFP/Lusa

A 6 de fevereiro, os New England Patriots venceram a 51ª edição do Super Bowl, em Houston, ao derrotarem os Atlanta Falcons por 34-28, após o primeiro prolongamento de sempre, e depois de estarem a perder por 25 pontos. No dia seguinte, uma aposta chinesa de 100 mil euros no jogo entre Feirense e Rio Ave obrigou à suspensão do Placard por suspeitas de irregularidades. A 10 de fevereiro, o Benfica abriu a 21ª jornada do campeonato nacional com um triunfo diante do Arouca por 3-0, num jogo que ficou marcado pelos dois golos de Mitroglou, a expulsão de Ederson e o adeus de Lito Vidigal ao comando técnico do Arouca para rumar a Israel para treinar o Maccabi Telavive.

Manuel Machado foi apresentado no dia seguinte como treinador do Arouca enquanto que o FC Porto vencia o Vitória de Guimarães e colava-se ao Benfica na luta pelo primeiro lugar. Nas modalidades, Nelson Évora venceu o seu primeiro título nacional ao serviço do Sporting ao vencer o triplo salto nos campeonatos nacionais em pista coberta.

No regresso à Liga dos Campeões, o Benfica venceu, a 14 de fevereiro, o Borussia Dortmund com um golo de Kostas Mitroglou enquanto que no campeonato FC Porto e Sporting continuaram na perseguição ao primeiro lugar com triunfos sobre Tondela e Rio Ave, respectivamente.

Wayne Shaw
Wayne Shaw créditos: Twitter

Nas modalidades, o mês de fevereiro ficou também marcado pela conquista do Sporting dos títulos de campeão nacional de pista coberta em masculinos e femininos. No campeonato, o Benfica reagiu às vitórias de FC Porto e Sporting e manteve a liderança da prova com um triunfo tangencial em Braga graças a um golo de Mitroglou.

Em Inglaterra surgiu um dos insólitos do mês com o guarda-redes suplente do Sutton United a ser investigado por comer uma empada durante um jogo da Taça de Inglaterra frente ao Arsenal. Wayne Shaw acabaria mesmo por ser despedido na sequência desse incidente. No final do mês, a luta pela liderança manteve-se com o Benfica a vencer em Chaves com dois golos de Mitroglou e os triunfos de Sporting e FC Porto sobre Estoril-Praia e Boavista respectivamente. Na Liga dos Campeões, o FC Porto perdeu em casa com a Juventus por 2-0 e comprometeu a continuidade na prova.

Reveja todos os temas mais importantes de 2017 na Revista do Ano preparada pela equipa do SAPO Desporto

Revista do Ano 2017

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.