O primeiro mês de 2019 abriu com uma mudança no Benfica que viria a inverter por completo o rumo do campeonato e fechou com o Sporting a conquistar pela segunda vez consecutiva a Taça da Liga, numa final-four marcada por muita polémica.

Pelo meio, a queda do avião do futebolista Emiliano Sala deu muito que falar, tal como a detenção do hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks. Calmo, em janeiro, só mesmo o mercado de transferências.

Lage chega ao Benfica e tudo muda

A 2 de janeiro, o Benfica, ainda treinado por Rui Vitória, caía com estrondo em Portimão. Uma derrota por 2-0 – com dois autogolos – que deixava as ‘águias’ a sete pontos da liderança da I Liga e levava Luís Filipe Vieira, que um mês e meio antes tinha segurado Rui Vitória ao “ver uma luz’, a avançar mesmo para a saída do técnico.

Benfica despede-se com vídeo: "Obrigado, Rui Vitória"
Benfica despede-se com vídeo: "Obrigado, Rui Vitória"
Ver artigo

No dia seguinte o Benfica confirmava então oficialmente a saída de Rui Vitória à CMVM, deixando um vídeo de agradecimento ao treinador, e confirmava Bruno Lage como treinador interino.

Abel, Jorge Jesus, Paulo Fonseca, Luís Castro e até José Mourinho. Todos chegaram a ser apontados ao banco dos 'encarnados' mas, com Bruno Lage a dar desde cedo boa conta de si, estreando-se com uma notável reviravolta caseira num triunfo por 4-2 sobre o Rio Ave, começavam a surgir rumores de que o novo treinador poderia ficar mesmo até ao fim da época. A 14 de janeiro chegava a confirmação: Vieira ia mesmo segurar Lage até ao final da época e pedia títulos.

O resto, como se costuma dizer, ‘é História…’

Bruno Lage assumiu o leme da equipa principal do Benfica a 3 de Janeiro
Bruno Lage assumiu o leme da equipa principal do Benfica a 3 de Janeiro Bruno Lage assumiu o leme da equipa principal do Benfica a 3 de Janeiro

Sporting volta a erguer uma Taça da Liga meio ‘aVARiada’

Janeiro é sinónimo de decisões na Taça da Liga. Em 2019, a final four voltou a ser disputada em Braga, tal como havia sucedido no ano anterior. E, tal como tinha acontecido então, o Sporting foi o grande vencedor, superiorizando-se no desempate por penalties em todos os seus jogos. Precisamente como ocorrera em 2018...

Mas, mais do que pelo troféu erguido pelos ‘leões’, a prova ficou marcada pelas críticas ao VAR.

Na primeira meia-final, o FC Porto bateu o Benfica por 3-1 e um golo anulado a Pizzi ainda na primeira parte, por fora-de-jogo, deu muito que falar, com Luís Filipe Vieira a afirmar que “era fácil penalizar o Benfica”.

VÍDEO: Em 3 minutos, Abel Ferreira berrou, deu murros na mesa e pediu ajuda
VÍDEO: Em 3 minutos, Abel Ferreira berrou, deu murros na mesa e pediu ajuda
Ver artigo

Na outra meia-final, triunfo do Sporting sobre o anfitrião Sp. Braga nos penalties, com mais um golo anulado – desta feita ao bracarense João Novais – a dar aso a inúmeros protestos. Abel, treinador da turma minhota, protagonizaria uma conferência de imprensa que se viria a tornar viral, e o presidente António Salvador afirmava: “O árbitro deste jogo é muito mau, não vale nada”.

Três dias depois, na final, a polémica foi outra. Fernando Andrade abriu o ativo para o FC Porto, um golo ao cair do pano apontado, de penalty, de Bas Dost, levou a decisão para o desempate por pontapés da marca de grande penalidade e aí, com Renan em grande na baliza, o Sporting foi, uma vez mais, ‘rei e senhor’. Os jogadores do FC Porto, contudo, não ficaram para ver os adversários erguer o troféu. Nada que incomodasse os jogadores do Sporting, que fizeram a festa.

O Sporting ergueu pelo segundo ano consecutivo a Taça da Liga
O Sporting ergueu pelo segundo ano consecutivo a Taça da Liga O Sporting ergueu pelo segundo ano consecutivo a Taça da Liga. @Lusa

Recorde as melhores fotografias do mês de janeiro na galeria abaixo

Primeira Liga deu a volta com o Porto a virar na frente

Antes das incidências da final four da Taça da Liga já a primeira volta da Liga portuguesa tinha chegado ao fim, terminando com um insípido nulo entre Sporting e FC Porto em Alvalade.

A primeira volta desta época: FC Porto volta a virar na frente, com direito a recorde
A primeira volta desta época: FC Porto volta a virar na frente, com direito a recorde
Ver artigo

Os 'dragões' lideravam a tabela, igualando mesmo um recorde de vitórias consecutivas (em todas as competições) de uma equipa portuguesa, com 18 triunfos. O segundo classificado, o Benfica, surgia a cinco pontos, o Sporting de Braga a seis e o Sporting, que entretanto caíra para quarto com uma derrota em Tondela, estava a oito.

Uma hierarquia bem diferente daquela que se viria, depois, a assistir no final da prova, mas com o Benfica a mostrar já sinais de retoma, desde a entrada de Bruno Lage, e com João Félix a começar a despontar definitivamente.

Já na Taça de Portugal, o alinhamento ficava completo com o apuramento dos quatro da frente da I Liga, que também figuravam nas meias-finais da Taça da Liga: Benfica e Sporting mediriam forças num derby lisboeta, Porto e Braga travariam duelo a norte.

 O FC Porto chegava ao final da primeira volta no topo da Liga portuguesa 2018/19 com vantagem confortável
O FC Porto chegava ao final da primeira volta no topo da Liga portuguesa 2018/19 com vantagem confortável O FC Porto chegava ao final da primeira volta no topo da Liga portuguesa 2018/19 com vantagem confortável@OCTAVIO PASSOS/LUSA créditos: © 2019 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

O mundo do futebol a chorar por Emiliano Sala

A 22 de Janeiro, uma tragédia. O avião que transportava o jogador do Cardiff Emiliano Sala desaparecia e havia poucas esperanças de encontrar alguém com vida.

O futebolista argentino, que até já tinha passado por Portugal, tinha acabado de assinar pelo Cardiff City e era esperado no País de Gales quando o avião que transportava desapareceu dos radares. Familiares e amigos desesperados, buscas infrutíferas paradas e retomadas várias vezes, muitas perguntas sem resposta e uma onda de solidariedade no mundo do futebol que juntou 250 mil euros para que as buscas não parassem.

Aos poucos, porém, a esperança foi-se perdendo. A confirmação do trágico destino do jogador surgiria depois já no início de Fevereiro.

Cardiff cancela estágio em Espanha em consequência da morte de Sala
Cardiff cancela estágio em Espanha em consequência da morte de Sala Foram inúmeras as homenagens e os tributos prestados após o acidente aéreo que vitimou o futebolista Emiliano Sala. créditos: SAPO Desporto

A detenção do 'hacker' mais procurado do futebol português

Rui Pinto. Era este o nome do 'hacker' que todos procuravam, criador do site "Football Leaks". Suspeito de roubar e-mails confidenciais ao Benfica, foi detido na Hungria, a 16 de janeiro.

Eurodeputada volta a defender ações de Rui Pinto: "Pode ter feito um tremendo serviço para a comunidade"
Eurodeputada volta a defender ações de Rui Pinto: "Pode ter feito um tremendo serviço para a comunidade"
Ver artigo

As 'águias' congratularam-se, desde logo, com detenção, esperando que tal constituísse "um passo para a verdade", admitindo mesmo um perdão parcelar caso Rui Pinto revelasse quem lhe teria pago.

O FC Porto, por seu lado, vinha garantir que a sua única ligação ao caso era "apenas a de denunciante e vítima", enquanto o Sporting estranhava a falta de esclarecimentos por parte do Benfica. Outras vozes levantaram-se em defesa de Rui Pinto, acima de todas a da eurodeputada Ana Gomes, que afirmou que este teria prestado um tremendo serviço à comunidade. Os advogados do Benfica, contrapunham, afirmando que "é estúpido e perigoso admitir bondade em atos criminosos de pirataria informática".

Rui Pinto foi detido a 16 de Janeiro
Rui Pinto foi detido a 16 de Janeiro Rui Pinto foi detido a 16 de Janeiro créditos: AFP or licensors

Mercado de transferências não animou

A reabertura de mercado de transferências foi bem calma. Em Portugal o Sporting este, ainda assim, ativo, com as entradas de nomes como Tiago Ilori, Cristián Borja, Idrissa Doumbia e Gonzalo Plata.

Balanço das transferências:  FC Porto e Sporting reforçam-se em força, Benfica volta a ficar em 'branco’
Balanço das transferências: FC Porto e Sporting reforçam-se em força, Benfica volta a ficar em 'branco’
Ver artigo

Ao FC Porto chegaram Pepe, Fernando Andrade, Wilson Manafá e Loum, enquanto no Benfica a notícia foram as saídas, de forma a ‘emagrecer’ a folha salarial: Alfa Semedo, Ferreyra, Castillo, Bruno Varela e Cristian Lema deixaram, todos, o Estádio da Luz.

Lá por fora também não houve nenhum negócio a abalar o mercado. Higuaín foi emprestado ao Chelsea, Piatek foi para o Milan, o português Cédric Soares rumou ao Inter de Milão e ao Mónaco chegava, vindo do Rio Ave, Carlos Vinícius, de quem se iria ouvir falar bastante mais à frente no ano.

Ronaldo a fazer história e a pagar ao fisco

Ronaldo também esteve na ordem do dia em janeiro. O astro português conquistou o seu primeiro título em Itália (a Super Taça italiana), quebrou mais um recorde ao marcar à Lázio, tornando-se no primeiro jogador da era moderna da Serie A a marcar em oito jogos consecutivos fora de casa, figurou pela 13ª vez na equipa do ano da UEFA para os adeptos e foi eleito para a equipa do 'Onze' do ano de 2018 do L'Équipe.

Mas nem tudo foram boas notícias para CR7, que pagou uma multa de 18,8 milhões de euros para encerrar a questão que o envolvia com o Fisco espanhol, sendo depois alvo de críticas por uma selfie tirada logo de seguida dentro do seu avião privado.

Ronaldo conquistou o seu primeiro título com a camisola da Juventus em janeiro
Ronaldo conquistou o seu primeiro título com a camisola da Juventus em janeiro Foi em janeiro que Ronaldo conquistou o seu primeiro título com a camisola da Juventus

Djokovic vence Autralian Open, mas João Sousa também brilha

O primeiro Grand Slam da temporada de ténis terminou, no lado masculino, com o triunfo de Novak Djokovic. Na final, com uma exibição de enorme classe, o sérvio derrotou o rival Rafael Nadal em apenas três sets e tornou-se no primeiro tenista a conquistar por sete vezes a prova. Nas mulheres, a japonesa Naomi Osaka ergueu o troféu.

João Sousa também esteve em grande na Austrália. Em singulares chegou à terceira ronda, afastado por Kei Nishikori, e em pares, ao lado de Leonardo Mayer, fez história ao atingir as meias-finais. Foi a primeira vez que um jogador português disputou um encontro de meias-finais de um torneio do Grand Slam.

Djokovic conquistou o Open da Austrália pela 7ª vez
Djokovic conquistou o Open da Austrália pela 7ª vez Djokovic conquistou o Open da Austrália pela 7ª vez

Elisabete Jacinto rainha dos camiões no Africa Eco Race

Também Elisabete Jacinto fez história em janeiro. A piloto nacional conquistou pela primeira vez na sua carreira desportiva a vitória na categoria camião do Africa Eco Race. Um momento histórico para o desporto motorizado internacional, visto ter sido a primeira vez que uma mulher venceu uma longa maratona de todo-o-terreno ao volante de um camião.

Final da aventura de Jorge Jesus nas arábias a fechar o mês

Janeiro estava quase a terminar quando, da Arábia, chegava a notícia da saída de Jorge Jesus do Al-Hilal. Já na semana anterior tinham surgido rumores de que o técnico português tinha sido despedido, rumores esses que tinham sido, então, negados. Mas, tantas vezes acontece no futebol, o que hoje é verdade amanhã é mentira e, a 30 de Janeiro, Jorge Jesus viu mesmo confirmado o fim da sua aventura na Arábia Saudita.

Arábia Saudita onde, duas semanas antes,  Rui Vitória tinha sido confirmado como novo treinador do Al Nassr.

Jorge jesus viu a sua saída do Al-Hilala confirmada mesmo no fim do mês de janeiro
Jorge jesus viu a sua saída do Al-Hilala confirmada mesmo no fim do mês de janeiro Jorge jesus viu a sua saída do Al-Hilala confirmada mesmo no fim do mês de janeiro